Coronavírus

Defensoria Pública, Estado e Município discutem melhorias para o tratamento da Covid-19

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, sinalizou positivo para a possibilidade de instalações de leitos intermediários

28/08/2020 22h16Atualizado há 1 mês
Por: Redação
58

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 27, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) com Estado e Município, foi discutida a ampliação dos leitos clínicos, de leitos intermediários, leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), serviços de transporte e hemodiálise, para melhor assistência aos pacientes que fazem tratamento da Covid-19.

Tramita na Justiça ação civil pública promovida pela Defensoria Pública para que Estado e Município ampliem leitos em Gurupi com foco no atendimento a pacientes de covid-19. Também existe, atualmente, decisão para que o Estado amplie os leitos de UTI e clínicos no Município, o que conforme a Secretaria Estadual da Saúde, está em andamento.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, sinalizou positivo para a possibilidade de instalações de leitos intermediários. Ele citou os investimentos feitos na rede de saúde desde o aumento dos casos da covid-19 na cidade: foram instalados 13 leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e seis ventiladores devem ser instalados nos próximos dias.

A reunião foi intermediada pelo coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, e pela coordenadora do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, defensora pública Lara Gomides.

 Hospital Regional

Secretário de Estado de Saúde em exercício, Quesede Henrique informou que na segunda-feira, 24, foi concluída a obra de ampliação de leitos no Hospital Regional de Gurupi (HRG) para a instalação de mais dez leitos de UTI. O secretário informou, também, que o Estado está em contato com o Hospital Santa Catarina para adquirir 18 leitos clínicos. 

Quanto ao serviço de hemodiálise, tanto a Secretaria Estadual da Saúde quanto a direção do HRG confirmaram que os serviços estão sendo feitos com sistema de rodízio, inclusive nos leitos de UTI covid, e não está sendo necessário transferir pacientes para outros estados.

A situação do transporte de pacientes foi sinalizada por Estado e Município como suficiente.

Encaminhamentos

Ao fim da reunião foi deliberado, entre outros pontos, que o Município deve encaminhar planejamento para ampliação os leitos clínicos e de UTI intermediarias; que o Estado informe a ampliação dos leitos de UTI e indique qual o prazo para a implementação do plano de ampliação dos leitos clínicos no Hospital Santa Catarina; e que os dois poderes comprovem o estoque de materiais e medicamentos (protocolos covid) necessários para os cuidados com o pacientes com covid, estando ou não no leito.

A Defensoria aguarda a manifestação dos presentes na reunião e segue acompanhando o trâmite processual para a garantia do atendimento e prestação adequada de serviços conforme a competência de cada um dos Executivos. (Com informações da DPE). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 23h06
28°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 24°
27°

Sensação

12.7 km/h

Vento

22.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
edital musicos
extravio livro
Municípios
DOG MASCARA 2
SENAC BANNER
BANNER FECOMERCIO 300X250
pref
dog center
Últimas notícias
DOG CENTER MASCARA 1
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio