PUBLICAÇÃO

Lançado mais um livro sobre cultura, comunicação e identidade do Tocantins

Integram a coletânea o professor e pesquisador de Comunicação e Direito, Paulo Albuquerque, em parceria com a doutora Verônica Dantes Meneses (UFT)

20/11/2020 07h21Atualizado há 6 dias
Por: Redação
140

Um dos artigos que compõem o volume 1 do livro Folkcomunicação no Tocantins é Identidade e música regional: seis artistas e a configuração de um panorama de identidade social, cultural e política no Tocantins. O texto tem a autoria do professor gurupiense, Paulo Albuquerque, e da doutora em Comunicação da Universidade Federal do Tocantins, Verônica Dantas Meneses

O trabalho busca localizar elementos da cultura tocantinense nas letras, arranjos e melodias de obras dos narradores Braguinha Barroso, Dorivã, Éverton dos Andes, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz e Lucimar.

Paulo conclui que a música feita no Tocantins está pronta para cumprir sua função social, contribuindo para a sedimentação identitária da nação tocantinense, mas observa que ainda faltam políticas públicas para facilitar o acesso à produção regional.

“As obras analisadas mostram comprometimento com o nacionalismo e amor ao meio ambiente; foram construídas a partir das vivências pessoais destes narradores e da observação do cotidiano das pessoas que vivem aqui”, dizem os autores.

O livro reúne 11 artigos que abordam a cultura popular e o folclore. A Folkomunicação desenvolve pesquisas sobre a mídia enquanto mediadora e promotora da visibilidade de grupos marginalizados. No caso deste livro, o objetivo é entender a constituição da identidade cultural do Tocantins.

A obra teve a organização dos professores Verônica Dantas Meneses (UFT) e Wolfgang Teske (Unitins), pesquisadores da Folkcomunicação (única teoria da Comunicação genuinamente brasileira, criada por Luiz Beltrão, na década de 1960); e foi publicado neste segundo semestre de 2020 pela editora Appris.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.