HIV/AIDS

47 casos confirmados em Gurupi nesse ano de 2020

Ainda há muito preconceito com relação ao teste em Gurupi, segundo Fabriciana Barros Fernandes, coordenadora do programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde

01/12/2020 16h48
Por: Redação
166
Atendimento aos interessados em informações e exames é na Policlínica de Gurupi
Atendimento aos interessados em informações e exames é na Policlínica de Gurupi

O Dia Mundial de Combate à AIDS ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Em Gurupi o trabalho ao combate a AIDS sempre foi uma prioridade da saúde municipal, e os trabalhos de prevenções a DST tem sido feito independente a pandemia, e em Gurupi são atendidos cerca de 17 municípios da região do bananal.

A Coordenadora do programa DST, Fabriciana Barros Fernandes, fala sobre esses atendimentos e com tem sido os resultados nesse ano atípico de pandemia.

“Esse ano deu uma diminuída nos fluxos de atendimentos devido a pandemia, mas sempre estivemos atendendo e fazendo as testagens rápidas que nos dá o resultado em 30 minutos, e esse ano nos surpreendemos com a quantidade de novos casos comparado ao ano passado”, afirma a enfermeira.

Segundo ela, o próximo passo para o paciente positivo é ser encaminhado para o SAE - Serviço de Atendimento Especializado, para exames de Sorologia e CD4 (Quantidade de Vírus), para identificar se o paciente é portador do HIV ou da AIDS.

Saiba a diferença do HIV e AIDS aqui.

As testagens ainda estão em funcionamento na policlínica pela manhã e não precisa de nenhum encaminhamento, apenas procurar e realizar o teste que entrega o resultado em meia hora.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.