NOVA GESTÃO/GURUPI

Josi reúne imprensa e apoiadores para dar posse aos primeiros auxiliares

Sete advogados, dois contadores, duas pedagogas, um marqueteiro, um engenheiro agrônomo, uma farmacêutica e um administrador; esta é a formação básica dos empossados

04/01/2021 12h40Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
189
Secretários municipais e dirigentes de autarquias de Gurupi; - Foto: Lino Vargas
Secretários municipais e dirigentes de autarquias de Gurupi; - Foto: Lino Vargas

Na manhã desta segunda-feira (04) a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), recebeu a imprensa e apoiadores para anunciar as primeiras nomeações do pessoal que irá compor sua equipe (ver abaixo), e informar algumas diretrizes gerais de seu governo que iniciou no dia 1º de janeiro.

A reunião teve a presença da secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar. Ela representou o governador Mauro Carlesse na cerimônia. “Ele foi fundamental em nossa campanha. O Governador é nosso grande parceiro na efetivação de nosso plano de governo”, disse Josi, pedindo que Adriana retransmita a mensagem ao chefe do Executivo estadual.

Josi entregou as portarias com as nomeações aos interessados e pendrives com informações gerais sobre estrutura do município. Disse a todos que sua rotina diária será, pela manhã com as equipes na sede administrativa da prefeitura, e à tarde no prédio antigo, na Rua 1. “A não ser nos dias em que estivermos viajando”, acentuou.

Os vereadores estavam todos presentes. Josi endereçou a eles pedido de parceria. “Precisamos de uma relação harmoniosa e com respeito”, disse. Enalteceu o fato que os vereadores passam a ter direito a indicar onde devem ser feitos investimentos por meio de emendas impositivas. “Eu, enquanto deputada estadual não tive emenda, e vejo a importância (do direito à emenda por parte dos parlamentares)”.

Logo após o encontro, Josi foi reunir-se com os 15 vereadores. A tentativa da prefeita, indicam assessores próximos, é buscar uma composição no Legislativo. Há dois grupos interessados em comandar a Mesa Diretora. Um, composto por oito parlamentares e que fez uma eleição (invalidada liminarmente pela Justiça) no dia 1º de janeiro; e outro, em minoria até então (sete vereadores), onde está a maioria dos vereadores eleitos no grupo da prefeita.

 

Integrantes do 1º escalão do governo de Josi Nunes que tomaram posse nesta segunda-feira (04)

 

SIDNEI DOURADO CAMPOS - Secretário Chefe de Gabinete –

Secretário de Juventude e Esportes - Secretário de comunicação

Sidnei Dourado CaMtos é bacharel em Ciências Contábeis pela UFT, pós-graduando em Gestão Pública. Durante 12 anos foi Assessor Parlamentar da então deputada estadual Josi Nunes na Assembleia Legislativa do Tocantins. Por dois anos foi Diretor do Departamento Médico da Assembleia Legislativa. Durante os quatro anos de mandato de deputada federal de Josi Nunes, foi o Chefe do Escritório de Representação Política no Tocantins.

 

CELMA MILHOMEM JARDIM - Procuradoria Geral do Município -

Celma Mendonça Milhomem Jardim é natural de Gurupi-TO, é advogada inscrita na OAB/TO desde 1998. Já atuou como Presidente da OAB Jovem da Seccional do Tocantins; foi Conselheira Estadual da OAB/TO, e também Conselheira Federal da OAB nacional. Na área pública, já atuou em Gurupi como Secretária de Administração, Secretária de Finanças, Secretária de Desenvolvimento Social. É docente do Curso de Direito da UnirG, atuou como Presidente da Fundação, Presidente do Conselho Curador e Presidente da APUG. Possui Mestrado em Direito Administrativo pela UFRGS. É especialista em Direito Civil e Processo Civil, Penal e Processual Penal.

 

VILMA ALVES DE SOUZA - Controladoria Geral do Município

Vilma Alves de Souza é natural de Peixe; Advogada, Especialista em Direito Público; Integrante da Escola Superior da Advocacia do Tocantins (ESA_TO); Atua como Assessora Jurídica Municipal e Eleitoral, esteve ainda como Procuradora Jurídica Geral e Professora na Universidade de Gurupi - UnirG; e ainda foi Vereadora no Município de Peixe.

 

GLEYDSON PEREIRA NATO - Secretário de Trabalho, da Assistência Social e Proteção à Mulher - Secretaria do idoso

Gleydson Nato Pereira nasceu em 25 de maio de 1979, na cidade de Gurupi-TO. Filho de Antônio Nato Pereira e Mariluci Nato Pereira. Pai do pequeno Antônio Lopes Nato. Formado em Marketing, atuou por mais de 12 anos à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Gurupi. Em 2013, Gleydson Nato foi eleito vereador de Gurupi. Candidatou-se em 2018 a deputado estadual totalizando mais de 9.645 votos, ficando na primeira suplência de sua coligação.  Esteve à frente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) durante 6 meses. Assumiu o mandato de Deputado Estadual, deixando o cargo para assumir como vice-prefeito de Gurupi para o mandato 2021 a 2024.

 

LADY SAKAY - Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secretária de cultura e turismo

Lady Sakay é natural de Gurupi, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi - FAFICH, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília-UnB. Tem experiência na área de Gestão da Educação Básica e Superior, Educação Matemática, Educação Corporativa e Educação a Distância. Foi consultora Pedagógica do CESPE/UnB. É ex-Reitora da UnirG (2015 a 2018) quando o Centro Universitário UnirG foi transformado em Universidade de Gurupi. Nesta oportunidade também participou da implantação do Inova Gurupi e Conselho de Gestores. Atualmente é professora Titular da Universidade de Gurupi.

AMANDA PEREIRA COSTA - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Amanda Pereira Costa é pedagoga, Mestre em Educação pela UFT; Especialista em Políticas de Avaliação em Educação, pela UNESCO; Especialista em Educação nas áreas de Gestão Educacional, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica. É servidora estatutária da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, com experiência como docente na Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, além de ampla experiência em Orientação Educacional, Secretaria Escolar, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Atuou também como Coordenadora Regional de Gestão e Formação, Diretora de Administração e Finanças - SEDUC (Palmas-TO). Atualmente, exerce a função de Superintendente de Educação Básica na Seduc.

 

VALDECI ALVES ROCHA JUNIOR - Secretário de Administração

Valdeci Alves Rocha Júnior é natural de Gurupi, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, atuante na área Penal. Tem experiência na gesta Pública, onde exerceu trabalhos na prefeitura Municipal de Gurupi e UnirG, Foi Diretor da Unidade É Pra Já de Gurupi por duas vezes. Atualmente estava no cargo de Superintendente Jurídico da Secretária Estadual de Saúde do Tocantins.

 

SALUSTRIANO LUCAS MARQUEZ LEMES - Secretário de Planejamento e Finanças

Salustriano Lucas Marquez Lemes é advogado, pós graduado em Direito eleitoral e Processo eleitoral pela UFT. Atuou por 2 anos como auxiliar do 2º tabelionato de notas em Palmas; trabalhou por 15 anos de Assembleia Legislativa na Assessoria da então Deputada Estadual Josi Nunes; foi Chefe de gabinete da Secretaria de Ação Social do Tocantins. Também foi presidente da Fundação Pioneiros Mirins;

Trabalhou durante 4 anos na chefia de gabinete da então Deputada Federal Josi Nunes; e atuou por 1 ano e 7 meses como Chefe da Assessoria Parlamentar da CONAB, em Brasília.

 

PEDRO DIAS CORREA DA SILVA - Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Pedro Dias Corrêa da Silva é natural da cidade de Januária (MG); é Engenheiro Agrônomo, pós-graduado em Administração Rural pela UFLA/MG. É produtor rural e possui empresas que atuam no ramo de Engenharia Ambiental. Foi vereador em Gurupi e o relator da primeira Lei Orgânica do Município. Ocupou vários cargos públicos entre eles a própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a qual foi nomeado. Foi Sub-Secretário Estadual de Agricultura e Presidente do RURALTINS. Pedro Dias é casado, tem quatro filhos, três netos e mora em Gurupi há 40 anos.

 

CHRISTIANE RODRIGUES DE PAULA MARQUES - Secretária interina da Saúde

Christiane Rodrigues de Paula Marques é natural de Porangatu (GO), é formada em Licenciatura em Pedagogia pela Unitins; é Bacharel em Farmácia pela UnirG, com especialização em Farmacologia Clínica e Anatomia funcional. Também foi professora da Educação Básica. É farmacêutica servidora efetiva do município de Gurupi e estava lotada na UPA desde 2018. Atua ainda como preceptora de Estágio Supervisionado Profissionalizante do Curso de Farmácia da Universidade de Gurupi (UnirG); e atualmente é Diretora de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi é respondendo interinamente pela Secretaria de Saúde.

 

DAVID HENRIQUE GARCIA - Presidente da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD)

David Henrique Garcia é natural de Ceres (GO), formado em direito pela UnirG. Já ocupou vários cargos públicos entre eles: foi chefe de gabinete de deputado estadual, chefe de gabinete de deputado federal, foi superintendente municipal de trânsito e segurança em Gurupi; foi também coordenador de posturas de Gurupi e é empresário do ramo de transportes.

 

THIAGO MIRANDA - Presidente Fundação UnirG

Professor Thiago Piñeiro Miranda, é advogado com atuação na área de direito público, é sócio fundador do Escritório Helio Miranda e Filhos Advocacia, é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, possui especialização em Direito Constitucional, Ciências Políticas, Estudos de Política e Estratégia, Direito Eleitoral, Direito Civil e Processo Civil. É mestrando pela Universidade Católica de Brasília e doutorando pela Universidad Museo Social Argentino/Argentina. Atuou como docente em Graduação e Pós-Graduação; exerceu a função de Assessor Jurídico de Procurador de Justiça no Ministério Público do Tocantins, com atuação em segunda instância e Assessor Jurídico do Corregedor Geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins.

 

Foram apresentados ainda:

 

SARGENTO JENILSON - Presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT)

Jenilson Alves de Cirqueira, Tocantinense e morador da Capital da Amizade desde 1986, pai, cristão, casado, professor e escritor. É graduado em Administração pela Universidade de Gurupi. Especializado em Gestão Pública. Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. Escritor e Membro da Academia de Letras de Gurupi. Atualmente é Diretor do Polo da Universidade Católica em Gurupi. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração pública. Exerceu funções na Prefeitura de Palmas e na Secretaria de Esporte do Estado; também atuou na Secretaria de Finanças e na Secretaria de Esportes de Gurupi. Foi vereador em Gurupi no mandato de 2017 a 2020. É Servidor Público da Polícia Militar do Tocantins na Graduação de 3° Sargento Operacional desde 2006 (com cessão à disposição do Município).

 

THIAGO BARROS - Secretário de Infraestrutura

Thiago Barros de Sousa é Contador, servidor de carreira da Secretaria Municipal da Fazenda de Araguaína, pós-graduado em Direito e Gestão Municipal. Na área pública atuou como Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Previdência do Município de Araguaína, Subsecretário Estadual da Juventude e dos Esportes e Vice-presidente do Detran-TO.

 

KÁRITA CARNEIRO PEREIRA SCOTTA - Presidente do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (IPASGU) e Presidente do GURUPIPREV

Kárita Carneiro Pereira Scotta é Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Gestão Pública também pela UFT. Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Direito pela Universidade de Rio Verde-GO. Tem experiência em gestão pública. Atualmente é advogada, sócia e fundadora do Escritório Ribeiro & Pereira Advogadas Associadas. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Professora Assistente da Universidade de Gurupi/TO (UNIRG).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.