Adeus ao maestro

Othônio Benvenuto faleceu na tarde desta sexta (12)

Morando em Gurupi desde o início dos anos 2000, Benenuto é o criador da Casa de Cultura, UnirG

12/02/2021 20h34Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
317

Othônio Benvenuto morreu no meio da tarde desta sexta-feira (12), em Gurupi. O maestro Benvenuto tinha sofrido um AVC há alguns anos e vinha com a saúde debilitada ultimamente. Tinha 95 anos e morava em Gurupi há 19 anos. Morreu em casa, sob os cuidados da esposa, Célia Benvenuto, da filha e dos netos.

 

Benvenuto veio para Gurupi a convite do professor Valnir de Sousa Soares, quando este dirigia a UnirG.

 

Em 2013 o professor e Jornalista, Gilberto Correia da Silva, publicou o livro ' Bravo, maestro!', contando uma parte da trajetória de Othônio na música e, especialmente em Gurupi, cidade que escolheu para viver nesta fase da vida.

 

O obra do professor Gilberto esclarece que Othônio veio para Gurupi motivado também pela vontade de ficar próximo à filha, Mira, que é musicista e já estava trabalhando na UnirG como professora de artes. O maestro foi cativado ainda pela ideia de criar a Casa de Cultura -, relacionada ao ensino e produção artísticas, além da implementação de um curso superior de música e a criação da Orquestra Regional da UnirG. A Casa de Cultura ele criou e dirigiu por um bom tempo; o curso regular nunca foi criado.

 

A trajetória de vida do maestro como músico começou nos anos 40, quando ingressou no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Como educador na sua área de formação, Benvenuto atuou no Rio Grande do Sul, na Universidade; e, antes de vir para Gurupi, na cidade de Londrina.

 

Ao fixar residência em Gurupi, em 2002, entregou-se com paixão ao projeto de criação de uma orquestra sinfônica regional, iniciando com a Camerata - formada por músicos instrumentistas profissionais e vozes -, tendo feito várias apresentações regulares em momentos especiais.

 

De alma leve, sempre muito humilde e receptivo, o maestro Othônio Benvenuto ganhou espaço muito rapidamente no Tocantins e, particularmente, em Gurupi, onde conquistou uma verdadeira legião de amigos e admiradores.

 

A família informou que o corpo será levado para Goiânia neste sábado, onde será cremado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.