COMBATE À COVID

Gurupi flexibiliza horários para atender atividades produtivas

Novo decreto da prefeitura vale a partir de domingo (14). Apesar de buscar alinhar saúde com economia, a prefeita Josi Nunes diz que situação segue ‘caótica’.

13/03/2021 18h44Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
261
Josi diz ter ouvido muitas categorias para tomar a decisão
Josi diz ter ouvido muitas categorias para tomar a decisão

A prefeitura de Gurupi publica neste sábado (13) mais um decreto para disciplinar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços em todo o município. O decreto vale até 21 de março.

Segundo adiantou a prefeita Josi Nunes em suas redes sociais, no meio da tarde,  várias categorias foram ouvidas durante a semana, em especial o pessoal das igrejas, feirantes, donos de supermercados, entidades como a Câmara de Dirigente Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Gurupi, profissionais de educação, de academia e muitas outras, segundo ela.

“Não significa que a situação melhorou, a situação é crítica”, alerta a prefeita. O objetivo, segundo a gestora, é alinhar as atividades de produção e de saúde. Ela pediu mais uma vez que todos os gurupienses façam a sua parte. “Vamos seguir todos os protocolos da área de saúde para que possamos garantir a vida”, finaliza a prefeita.

Os supermercados terão o horário estendido, das 5h às 21h e não há mais a proibição de fechamento aos domingos. Os demais comércios e serviços podem voltar reabrir as portas obedecendo o horário único: das 5h às 21h.

As academias e a igrejas também podem voltar a funcionar, desde que sigam os protocolos de segurança previstos em decretos anteriores.

O documento reforça ainda a orientação para que todos os comerciantes ampliem o serviço de atendimento com entrega dos produtos nas casas dos consumidores. Os bares e restaurantes também estão liberados nos horários determinados. O consumo de bebidas alcoólicas, entretanto, segue proibido nestes dois ambientes.

O ‘toque recolher’ segue valendo. O decreto, que entende o horário de funcionamento dos estabelecimentos, não retrocedeu no entendimento já previsto no decreto que estava em vigor desde a semana passada. Quem for pego na rua após às 22h terá de explicar-se aos fiscais. Quanto à fiscalização, informalmente se sabe que a prefeitura está reforçando este serviço já partir do novo decreto.

Todas as mudanças começam a valer já para o domingo, dia 14.

61 novos casos positivos neste sábado

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste sábado foram confirmados 61 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo, 30 mulheres com idades entre 15 e 91 anos; e 31 homens com idades entre 11 meses e 68 anos.

Gurupi contabilizava na sexta-feira, 23.348 casos descartados; 676 casos suspeitos; 7.176 confirmados, destes: 6.587 (91,8%) pessoas estão recuperadas, 487 (6,8%) estão em tratamento, e 102 (1,4%) óbitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.