AGRICULTURA

Colheita da soja e plantio do milho 2ª safra são finalizados no Tocantins

O atraso na colheita da soja impactou no plantio do milho segunda safra

09/04/2021 18h04
Por: Redação
31
Tocatins é o maior produtor de soja na Região Norte
Tocatins é o maior produtor de soja na Região Norte

Com 100% da soja já colhida, a produção da oleaginosa em Tocantins está estimada em 3,71 milhões de toneladas para a safra 2020/2021. O volume garante o estado como principal produtor do grão na região Norte e representa um crescimento de 3,7% em relação ao período passado, como mostra o 7º Levantamento da Safra de Grãos publicado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A elevação no resultado da produção acompanha a expectativa de crescimento na área plantada, que passa de mil hectares para 1,1 mil hectares. 

Apesar do início do plantio ter sido postergado pelas condições climáticas desfavoráveis, consequentemente atrasando a colheita do produto, a qualidade do grão colhido atende aos padrões internacionais garantindo a boa rentabilidade ao produtor.

Mas, o atraso na colheita da soja impactou no plantio do milho segunda safra. Com a finalização do ciclo da oleaginosa, os produtores do estado já encerraram a semeadura do cereal mesmo estando fora da janela ideal de cultivo. Os preços praticados no mercado local, oscilando entre R$ 68 até R$ 73, incentivam os agricultores locais. Ainda assim, a produção poderá registrar uma queda próxima a 15,2% se comparada com a safra anterior, chegando a cerca de 1 milhão de toneladas, resultado de uma menor área plantada, bem como de produtividade.

Por outro lado, algodão e sorgo são culturas que apresentaram estimativa de alta na área plantada. Para a fibra, a expectativa é de um crescimento de 5,9%, chegando a 7,1 mil hectares. Esse aumento ameniza a tendência de queda na produtividade. De acordo com os dados da Conab, apenas a pluma do grão deve apresentar uma produtividade de 1.520 quilos por hectare, resultando numa produção de 10,8 mil toneladas. Já para o sorgo a estimativa é de alta tanto para a produção como na área, resultando numa colheita de 77,4 mil toneladas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.