Região Sul

Fortalecimento do turismo é discutido durante encontro de gestores

O objetivo do encontro foi conhecer os gestores do turismo da Região Sul, iniciar discussões para o fortalecimento da Instância de Governança Regional da Ilha do Bananal

01/05/2021 14h44
Por: Redação
35

Nesta sexta-feira (30), secretários municipais e gestores de turismo de cidades que integram a rota turística da Ilha do Bananal se reuniram em Gurupi. O encontro foi para discutir o fortalecimento do turismo na região.

Estiveram representadas no encontro cinco cidades: Gurupi, Peixe, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e São Salvador. Participaram do encontro a secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Lady Sakay; o diretor de Turismo de Gurupi, Astor Linhares; a secretária de Cultura e Turismo de Peixe, Rosilene, a Rosa de Fogo; a secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Formoso do Araguaia, Keila Veras; a secretária de educação e cultura de Lagoa da Confusão, Maria do Socorro; o secretário de Turismo e Meio Ambiente de São Salvador, Gabriel Forzani; além de diretores de turismo, e especialistas no assunto.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também teve participação no encontro, e frisou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Gurupi está localizada de forma centralizada a esses municípios e é uma referência na região Sul, então é importante estarmos nos unindo para que juntos, possamos pensar e desenvolver um projeto que beneficie todos”, destacou.

 Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Lady Sakay, o objetivo do encontro foi conhecer os gestores do turismo da Região Sul, iniciar discussões para o fortalecimento da Instância de Governança Regional da Ilha do Bananal e municípios nela inseridos em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo e Economia Criativa do Tocantins (ADETUC), além de debater o fortalecimento turístico da região.

“Quando os municípios estiverem com seus Fundos e Conselhos do Turismo organizados, teremos uma atenção maior dos governos estadual e federal. Precisamos fazer com que o turismo da região sul seja sustentável, pois temos muitas belezas naturais que não estão sendo exploradas economicamente e de forma sustentável como deveria. Estamos unidos para fazermos um plano de turismo para beneficiar todos os municípios da região”, explicou Lady.

Para Rosa de Fogo, secretária em Peixe, é fundamental essa união dos municípios. “Precisamos começar a nos fortalecer para que o crescimento da economia através do turismo aconteça de fato nos municípios da ilha do bananal. Temos que sair do papel e dar o pontapé inicial para acontecer de verdade e sermos vistos pelo mundo, além de conseguirmos recursos do ministério do turismo. Para isso, precisamos estar organizados”, relatou.

A secretária em Formoso do Araguaia, Keila Veras, também reforçou a importância da iniciativa dos gestores para fortalecer o turismo na região. “Fiquei muito contente com essa iniciativa e Formoso do Araguaia, como Portal da Ilha do Bananal, é parceira dessa iniciativa que com certeza trará ainda mais progresso e turistas para nossa região sul”, disse.

Os secretários e demais participantes explanaram sobre as potencialidades, características e atrativos turísticos dos municípios como praias, ilhas, rios, além de estruturas como pousadas, restaurantes e eventos turísticos anuais, que atualmente estão suspensos devido a Pandemia de Covid-19. Eles também comentaram sobre a situação atual dos municípios e da região quanto à organização de conselhos e fundos para o turismo e como poderão buscar a estruturação efetiva da Instância de Governança Regional da Ilha do Bananal.

A previsão é que futuros encontros aconteçam para que possam haver o início da efetivação do plano estratégico de fomento regional do turismo da região Sul do Tocantins.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.