Oficina

Circuito Oficineiro, projeto de Ronaldo Teixeira aprovado no Promic, em Palmas, terá novas datas

Oficinas acontecerão entre maio e junho na capital

07/05/2021 22h29
Por: Redação
121

Em virtude do decreto municipal que proíbe aglomerações nessa pandemia da Covid, algumas datas do "Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais", terão mudanças. As oficinas serão realizadas nos dias 29 de maio, e 12, 19 e 26 de junho, das 13h às 18h30 no Plano Diretor (centro); Região Sul; Região Norte; e Taquaralto, em locais ainda a serem definidos. O projeto prevê a realização de oficinas nos quatro cantos de Palmas, Capital do Tocantins. As inscrições - que continuam abertas e são gratuitas - e mais informações podem ser feitas e obtidas no e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (63) 9 9230-3182.

 

Projeto de autoria do escritor, jornalista e gestor cultural Ronaldo Teixeira – um dos aprovados no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Palmas, via Fundação Cultural – o "Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais" prevê a capacitação de artistas e produtores culturais das mais variadas áreas, para formatação de seus projetos culturais dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic, da Prefeitura de Palmas (TO), do ProCultura, do Governo do Tocantins, seguindo o padrão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servir para outros editais da iniciativa privada (Rumos Itaú Cultural, Vivo, Natura...). O público alvo será formado por artistas das mais diversas áreas, como escritores, poetas, pintores, escultores, dançarinos, teatrólogos, artesãos e outros, bem como produtores e agentes culturais do Município. A idade mínima para participação é a partir de 16 anos.

 

De acordo com Ronaldo Teixeira, a procura tem sido ótima. "Temos cerca de 50 pessoas já inscritas, o que demonstra que os artistas palmenses realmente necessitam desse tipo de capacitação. Ainda mais, diante da prorrogação da Lei Aldir Blanc, que deverá ter mais editais lançados no Estado e nos municípios que não o fizeram em 2020", pontua o oficineiro.

 

Ainda de acordo com o oficineiro, a capacitação de artistas, agentes e produtores culturais se dará por meio de teoria e prática. "Estou criando grupos no whatsapp para cada turma, a fim de facilitar a comunicação e proporcionar uma assessoria mesmo após a realização de cada oficina. O objetivo é ver o artista com a sua ideia formatada ao final", finalizou o oficineiro.

 

Ronaldo Teixeira

Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser finalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", também aprovado no Promic 2019; formatou o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins; e também tem aprovado seu projeto "Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho", no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$ 110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Promic

O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), fomenta, por meio de edital, projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. O Promic tem como objetivo fomentar, incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando por meio de seleção pública, projetos que buscam  realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.

 

Serviço

O quê: Projeto "CIRCUITO OFICINEIRO – OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS", de Ronaldo Teixeira, aprovado no Promic, define novas datas das oficinas em Palmas

Como: realização de oficinas com acesso gratuito

Onde: Plano Diretor (centro); Região Sul; Região Norte; e Taquaralto, em Palmas–TO. (Locais a serem definidos)

Quando: 29/05; 12/06; 19/06 e 26/06/21 – das 13h às 18h30 

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected] 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.