cultura

Sarau virtual reúne novos talentos da literatura e artistas regionais para celebrar a arte e cultura

Na programação, as atrizes da Companhia irão interpretar, ao vivo, os dez textos literários finalistas do concurso literário que recebeu o total de 52 inscrições

02/06/2021 22h14
Por: Redação
48

Um encontro virtual para celebrar a arte, cultura e, principalmente, a literatura será realizado pela ONG A Barraca Cia de Artes. A Live é resultado do projeto “Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento” e vai trazer uma roda de conversa online dos estudantes finalistas do concurso literário “Poesia em Movimento" com poetas, escritores, professores de literatura e artistas locais. A programação vai ao ar nesta quinta-feira, 03, às 19 horas, no canal do Youtube de A Barraca Cia de Artes.

Na programação, as atrizes da Companhia irão interpretar, ao vivo, os dez textos literários finalistas do concurso literário que recebeu o total de 52 inscrições. Já os poetas Josafá Miranda e Osmar Casagrande, curadores do concurso e membros da Academia Palmense de Letras (APL), e a escritora Mary Sônia Valadares, presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL), participam de um bate-papo interativo com os finalistas, além do anúncio dos vencedores do concurso. Toda a programação da Live contará com tradução em Libras, ao vivo.

O Prêmio recebeu inscrições no mês de maio, exclusivo para estudantes de escolas públicas do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas do Tocantins. Além da roda de conversa, os finalistas participam de um e-book e os três primeiros colocados ainda recebem prêmios, sendo um tablet (1º), uma caixa de som JBL (2º) e fone de ouvido sem fio com tecnologia Bluetooth (3º).

Projeto

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura. A realização é de A Barraca Cia de Artes, com coordenação e produção da arte-educadora Magna Carneiro, e apoio da Academia Palmense de Letras (APL) e Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Dentre os objetivos estão a valorização da cultura, incentivo na juventude o gosto pela literatura e o despertar de novos talentos para a literatura. “Recebemos um material bem vasto, os talentos que temos em nosso estado vão muito além desses dez finalistas, mas cremos que já será uma sementinha plantada que vai brotar uma nova geração de talentos da nossa literatura regional”, disse Magna Carneiro.

Finalistas, por ordem alfabética

Ana Beatriz Rodrigues Paes  - A Volta pra Casa

Helen Castro Santana - Dúvidas do Amor

João Paulo Rodrigues Garcêz Bueno - Orgulhoso

Júlia Larissa Jagnow Falcade - Tá no Simples

Leticia Silva Lima - As Mazelas e o Pré-Modernismo

Lorrane Martins de Sousa - Atitude

Luan Rodrigues Alves - O Freezer e o Docinho

Maria Paula Costa Klepa - Tragos e Desigualdade

Pedro Rodrigues Ferreira Neto - O Rei e o Peão

Rayssa Glória da Silva - Minha Metade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.