gestão

Governo destaca planejamento para manutenção de oxigênio nos hospitais

Ações para o enfrentamento da Covid-19 possibilitaram, inclusive, que o Estado auxiliasse, com oxigênio, os municípios de Gurupi, Porto Nacional e Formoso

04/06/2021 12h06
Por: Redação
31

Nesse  período de pandemia causada pelo novo coronavírus alguns estados e munícipios sofreram com a falta de oxigênio para atender a demanda dos pacientes que necessitavam do auxílio para respirar, inclusive, em Gurupi houve dias, neste ano, em que pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tiveram que ser transferidos para o Hospital Regional de Gurupi devido a escassez do item.

 Conforme o Governo do Tocantins o planejamento tem permitido ao Estado manter os hospitais providos de gases medicinais, principalmente de oxigênio.  O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, informa que ações efetivas para o enfrentamento da Covid-19 possibilitaram, inclusive, que o Estado auxiliasse, com oxigênio, os municípios de Gurupi, Porto Nacional e Formoso do Araguaia.

 “Enquanto muitos estados enfrentam dificuldades e alguns chegaram até a ficar sem oxigênio, o Tocantins manteve contínua a disponibilidade deste insumo. Oferecemos suporte e continuaremos à disposição para auxiliar os municípios no que for necessário. Esta é uma determinação dada pelo governador Carlesse”, destaca o secretário Tollini.

 Para continuar fortalecendo a rede de assistência, ainda nos meses de março e abril deste ano, respectivamente, o governador Carlesse decretou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o oxigênio medicinal até 31 de julho de 2021 e determinou a compra de duas usinas de oxigênio para o Hospital Geral de Gurupi (HGG).

 Garantia de oxigênio

 O Governo do Tocantins tem contratado 2.009.880 m³/ano de gases por ano, sendo que em 2020, já em período pandêmico, o consumo não atingiu 50% de m³ do total contratado. Este número garante ao Estado uma margem de segurança considerável e a garantia de que não haverá desabastecimento.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.