estiagem

Corpo de Bombeiros capacitará brigadistas para o combate a incêndios

A formação é uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Corpo de Bombeiros.

09/06/2021 12h17
Por: Redação
27

O Corpo de Bombeiros de Gurupi iniciou na manhã desta quarta-feira, 09, a formação de 12 brigadistas municipais que darão suporte à corporação no combate a incêndios florestais. Esse trabalho é uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Corpo de Bombeiros.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Gurupi, Tenente Coronel Guimarães Filho, comentou que a corporação tem um poder de atuação limitado e quando recebe esse apoio do município aumenta a capacidade de atuação no que diz respeito ao combate a incêndios florestais. “Treinaremos 10 brigadistas, que serão divididos em duas equipes, que estarão aptos a nos dar esse suporte. Com esse reforço, a quantidade de ocorrências que vamos conseguir atender é bem maior do que se tivéssemos sozinhos. Com essa parceria, o município nos oferece condições de atendermos um número maior de ocorrências e chegar mais próximos de quem precisa de ajuda”, destaca.

Serão três dias de treinamento intensivo ministrado pelos bombeiros em que os servidores da Prefeitura terão aulas teóricas e práticas, com noções de primeiros socorros e combate a incêndios. Será explanado sobre os tipos de fogos, como é feita a aproximação aos incêndios, que tipos de materiais podem ser utilizados, de que forma podem atacar o incêndio e como cuidar-se para não ser atingindo pelas chamas. “Depois dessas aulas, eles estarão aptos a fazer o combate a incêndios, sempre acompanhados por bombeiros, para que de maneira alguma corram riscos”, explicou o Tenente Coronel Guimaraes Filho.

O Secretário Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, adiantou que a intenção é montar uma equipe permanente de brigadistas da Defesa Civil para que auxiliem tanto nas ações de combate a fogos, como em outras situações como enchentes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.