saúde

Secretaria de Saúde de Colinas intensifica ações de combate ao mosquito aedes

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), estão visitando as casas, orientando a população quanto à limpeza dos quintais

07/07/2021 22h06
Por: Redação

 Em Colinas do Tocantins, a Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), estão visitando as casas, orientando a população quanto à limpeza dos quintais e nesta quinta-feira, 08, iniciou a campanha: “Arrastão contra o mosquito”, o primeiro bairro a ser visitado pelas equipes é o Estrela do Norte.

De acordo com a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Jordânia Terezan, este ano já foram registrados 144 focos do mosquito, em quintais de residências. “Só iremos combater o mosquito se toda a comunidade colaborar. O acúmulo de água nos recipientes, pode atrair o mosquito, que deposita ovos, se transformando em larvas rapidamente. Outros cuidados são com reservatórios de água sem tampa (cisternas)”, explicou.

A coordenadora orienta que famílias que possuem caixa d’água devem mantê-las fechadas. Quem tem plantas em casa, não pode esquecer de colocar areia nos pratinhos e garrafas e baldes devem ser guardados de cabeça para baixo.

Mais focos

Além das residências, em Colinas, foram encontrados 13 focos no comércio, 03 em terrenos baldios e 12 em outros lugares.

Os Agentes visitam periodicamente os pontos estratégicos, que são borracharias, oficinas e leilões.

Doenças

 O mosquito Aedes pode transmitir várias doenças, entre elas, a febre do Chikungunya, o Zika Vírus e a Dengue.

  Em 2020 foram registrados 91 casos no município. Este ano, já foram notificados 114 casos destas doenças. Destes, três foram de dengue hemorrágica.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Colinas do Tocantins - TO Notícias de Colinas do Tocantins - TO
Gurupi - TO
Atualizado às 00h16
22°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 18°
22°

Sensação

12.9 km/h

Vento

38.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
extravio livro
edital musicos
Municípios
DOG MASCARA 2
BANNER FECOMERCIO 300X250
SENAC BANNER
dog center
Últimas notícias
DOG CENTER MASCARA 1
CLINICA
prefeitura
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio