criminalidade

Balanço da PM revela queda nos índices de criminalidade

A PM nesse primeiro semestre, na região sul, realizou a apreensão de mais de 113 quilos de drogas e 57 armas

08/07/2021 10h39
Por: Redação

Balanço do 4° Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) revela um aumento acentuado na quantidade de apreensões de drogas, munições e armas de fogo, na região sul do Tocantins. Os números revelam a apreensão de mais de 113 quilos de drogas (maconha, crack e cocaína), perfazendo um aumento de 8.708%, em relação à quantidade de entorpecentes apreendidos no primeiro semestre de 2020 (pouco mais de 1 quilo), aumento de 233% na recuperação de veículos roubados/furtados e queda de 55% no registro de roubos de veículo.

Segundo análise do comando da Unidade, os dados positivos decorrem da atuação contínua e do comprometimento da equipe do 4º BPM, que através da realização de diversas operações, com emprego do policiamento voltado para o problema por meio da mancha criminal, informações de inteligência para as intervenções operacionais e o apoio da sociedade, garantiram maior segurança à comunidade sul tocantinense.

“O gurupiense e toda população da área do 4º BPM tem sentido a presença policial com mais frequência por meio de bloqueios e barreiras policiais nas entradas de bairros e das cidades. Abordagens aos indivíduos que estão em situação de suspeição e um contato direto com a comunidade que reportam situações de crime ou infração penal, com brevidade, é feita a intervenção policial ou a orientação para resolução do problema. Evitando que permaneça a impunidade e a reiteração de crimes pelo mesmo autor”, ressalta o subcomandante do 4º BPM, Mj Dalla.

 

 Dados

 Os dados estatísticos evidenciam que no primeiro semestre de 2021, comparado ao primeiro semestre de 2020, o Batalhão Javaés obteve a diminuição de 23% no número de registro de roubos (189 para 128) e de 55% no registro de roubos de veículos (20 para 9), acréscimo de 50% em cumprimento de mandado de prisão (22 para 33), 24% na apreensão de armas de fogo (46 para 57), diminuição de 21% em ocorrências de homicídio (19 para 15) e 17% em tentativas de homicídio (36 para 30). Em relação ao registro de ocorrência de violência doméstica tivemos a diminuição de 26% (187 para 138).

Somente no primeiro semestre deste ano foram recuperados 70 veículos com restrição de furto/roubo, um aumento de 233% (30 para 70) em relação ao mesmo período do ano de 2021.

O Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel W Costa,  afirmou que embora o cenário atual seja desfavorável, os resultados vieram.  “Graças a Deus e a qualidade da tropa do 4º BPM que está comprometida no combate à criminalidade e tem trabalhado com afinco para que o cidadão de bem tenha paz. O Batalhão tem realizado contínuas ações preventivas e repressivas, e vem alcançando resultados positivos no combate à criminalidade e à violência, visando servir e proteger a sociedade com excelência”, destacou.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.