CULTURA

Paulo Albuquerque toma posse como membro da Academia Gurupiense de Letras

A cerimônia, restrita, aconteceu na sexta-feira (09); Paulo ocupa a cadeira 11, que era do médico e escritor, João Neves

09/07/2021 16h29Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Secretário Geral José Maciel entrega certificado ao novo confrade
Secretário Geral José Maciel entrega certificado ao novo confrade

O jornalista e escritor gurupiense Paulo Albuquerque tomou posse nesta sexta-feira (09) como membro efetivo da Academia Gurupiense de Letras. A posse aconteceu de forma restrita e foi dada pelo secretário geral da entidade, advogado, jornalista e escritor José Maciel de Brito. Paulo passa a ocupar a cadeira nº 11, e tem como patrono João Neves de Paula Teixeira, falecido em julho de 2020 em decorrência da Covid-19.

Roberto José Ribeiro, presidente da Academia, afirma que a posse de Paulo Albuquerque acontece no momento em que esse escritor demonstra amadurecimento na produção de seus trabalhos. “O professor Paulo, além da carreira acadêmica onde também realiza pesquisas e publicações na área do Direito e da Comunicação, é um grande realizador cultural, e a chegada dele acrescenta muito para nossa academia”, disse o presidente.

“Nunca pensei em ser reconhecido como escritor, mas fico feliz pela deferência, e é um orgulho fazer parte deste grupo de pessoas que mantém e eleva a produção literária em nosso município”, disse Paulo Albuquerque. Segundo ele, a ideia é contribuir para popularizar as publicações em suas mais diversas formas.

Paulo tem três livros publicados: Cantos em Si, Identidade tocantinense (2019), fruto de sua pesquisa para o mestrado em Comunicação e Sociedade, pela Universidade Federal do Tocantins; Histórias do final do Século XX (2020), com as principais reportagens publicadas no jornal Cocktail incluindo comentários atualizados, escrito em parceria com o doutor Ricardo Almeida; e Na Ponta da Língua (2021), com mais de uma centena de causos, produção em parceria com o advogado Jonas Barros. Todas as obras foram publicadas pela Life Editora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.