produção

Curta-metragem “O Segredo de João” inicia as gravações na Capital

Filme de ficção trata sobre relações familiares e foi idealizado pela Fábrica Produções

20/07/2021 14h27
Por: Redação

Com elenco e produção formados essencialmente por profissionais da produção audiovisual do Tocantins, o filme curta-metragem “O Segredo de João” iniciou as gravações na última segunda-feira, 19, que seguem até o final do mês de julho, em Palmas. Para a produção foram gerados cerca de 30 empregos diretos, dentre produtores, técnicos, direção e elenco. As gravações acontecem cumprindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, a quantidade de atores nas escalas por dia no set e o corpo técnico foram reduzidos com o intuito de evitar aglomerações.

O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, com o objetivo de lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. Para a direção, foi escolhida Elisângela Dantas, que já atua há muitos anos na produção e curadoria do cinema em Palmas, mas assume com “O Segredo de João” a sua primeira direção. “Gravar este filme, com dramaturgia, elenco e equipe palmense nos enche de orgulho”, afirma ela.

O filme de ficção vai enaltecer a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares.  A sinopse mostra que João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais, sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana, vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro, e descobrirão também “O Segredo de João”.

O elenco foi escolhido por meio de seleção aberta e também convidados, com crianças, jovens e adultos, com ou sem experiência na área. O protagonista é o esportista Gustavo Borges, que encara o desafio de ser ator no cinema, pela 1ª vez. “Está sendo uma experiência muito nova para mim. Estou ansioso em conseguir atender às expectativas da equipe e vejo essa estreia no cinema como um momento de transformação pessoal, pois o que já estou vivenciando neste momento já é para mim um grande desafio que merece ser celebrado”, expressa.

Ainda de acordo com a diretora, a obra tem como referência o clássico de Giuseppe Tornatore, “Cinema Paradiso” de 1988. “A amizade e deslumbre que o garoto Totó tem pelo projecionista Alfredo torna uma inspiração para relação de Seu Bira com seu neto, protagonistas do nosso curta. É a partir desta amizade de Bira e João e inspirada em Alfredo e Totó, que iremos trabalhar os conflitos vividos pelas crianças do filme”, ressalta Elisângela.

Cenário

As gravações acontecem em uma residência em Palmas, especialmente escolhida de acordo com o conceito do curta-metragem. Diretor de arte do projeto, Rogo afirma que as aventuras que passam na imaginação do universo infantil o inspirou a desvendar os mistérios criativos para o cenário. “Afetuoso, os cenários das cenas internas são regados de momentos de carinho, memória e cultura. Buscamos uma narrativa cromática que permeia em uma palheta naturalmente primária com pontos de cores que são disparadores da brasilidade inserida no cotidiano dessa família”, declarou.

 Projeto

O projeto “O Segredo de João” é fruto de uma parceria da Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.  “Estamos tirando este sonho do papel graças à Lei Aldir Blanc e mais uma vez mostrando que temos potencial no nosso Estado e que precisamos investir nestes talentos. O cinema brasileiro é resistência”, conclui a diretora.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.