Relações

Para Kátia Abreu, infraestrutura da América do Sul deve estar entre os pilares da Comissão de Relações Exteriores do Senado

Destravar obras de logística nas fronteiras com países sul-americanos trará renda e desenvolvimento, segundo a parlamentar

27/08/2021 15h37
Por: Redação

Após realizar o primeiro encontro com os presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos Sul-Americanos, na última quinta-feira (26), a senadora Kátia Abreu (PP-TO) que preside a CRE no Senado brasileiro, identificou a logística como um dos problemas para o desenvolvimento das relações econômicas no continente.

A senadora apontou já ter um levantamento das principais obras nas zonas de fronteira do Brasil com países da América do Sul e incluiu o tema na agenda elaborada pelos parlamentares sul americanos. Na próxima reunião da CRE do Senado no dia 16, haverá um debate com o presidente do banco do Brics, Marcos Troyjo, que deve marcar o início de buscas por financiamentos que possam destravar obras fundamentais para a região além dos recursos do NDC (Banco dos Brics.)

“Iniciamos um diálogo com os parlamentos da América do Sul justamente para buscar apoio desses congressistas para avançarmos nos problemas de logística e infraestrutura. Se tivermos financiamento dos bancos internacionais para destravar a logística de integração nestes países, o comércio intrarregional e com outros países vai ampliar significativamente”, comentou a senadora.

O mesmo apontamento sobre os entraves da infraestrutura foi feito pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guilhermo Valles, em encontro com a parlamentar do Tocantins. Guilhermo falou da importância de integração entre os dois países para destravar obras que são de interesse bilateral. Uma delas é a reativação da ferrovia entre Cacequi, no Rio Grande do Sul e Santana do Livramento, cidade gaúcha que faz fronteira com o município uruguaio de Rivera. A linha facilitaria a chegada de produtos uruguaios, como celulose, ao porto de Rio Grande.

Veja algumas das obras importantes para a integração dos países da América do Sul:

Brasil/ Argentina

Construção da ponte Porto Xavier/San Javier

 

Brasil/Bolívia

Construção da ponte internacional sobre o rio Mamoré entre as cidades de Guayaramerín (Bolívia) e Guajará-Mirim

 

Brasil-Bolívia-Peru

Corredor Bioceânico de Integração

 

Brasil-Paraguai-Argentina-Chile

Corredor rodoviário bioceânico Porto Murtinho-Portos do Norte do Chile

 

Brasil-Uruguai

Hidrovia Brasil-Uruguai

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 22h13
27°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
26°

Sensação

3.2 km/h

Vento

28.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
SENAC BANNER
BANNER FECOMERCIO 300X250
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
DOG CENTER MASCARA 1
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio