MATURIDADE

Formação continuada capacita professores que atuarão na Universidade da Maturidade, em Tocantínia

O polo de Tocantínia conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação - SEMED

01/09/2021 19h28
Por: Redação
Fonte: Leontina Martins

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  em Parceria com  a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveram na terça-feira (31 de agosto),  a formação dos   professores, com  o objetivo de  orientar sobre as diretrizes e objetivos da UMA no processo de ensino  aprendizagem.

A coordenadora da Universidade da Maturidade, professora Neila Osório, afirmou  que esse programa vem de um pensar diferente sobre o velho,  uma pessoa que sonha e tem conhecimento, assim como,  a maravilha de ser útil. A partir desse  pólo em Tocantínia,  cujo  diferencial é a comunidade indígena, serão valorizados os costumes e a cultura do povo Xerente.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), argumenta que a Universidade da Maturidade é um marco em seu município, no qual o Polo instalado será fortalecido com essa formação para os professores da Rede Municipal de  Educação, e que irão atuar tanto nas turmas indígenas como não indígenas. “Com isso será viabilizada a propagação e a valorização dos ricos saberes dos nossos anciãos de forma contextualizada e sistematizada”, informou o prefeito.

Alternativa

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que a  Universidade da Maturidade em Tocantínia,  que se consolida com o apoio da  Prefeitura Municipal, chega  como uma importante alternativa para as pessoas adultas da comunidade Xerente, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria .

“O polo da Universidade da Maturidade, em Tocantínia, já nasce como  um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno para o povo Xerente, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico”, concluiu André Goveia.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Tocantínia - TO Notícias de Tocantínia - TO
Gurupi - TO
Atualizado às 22h23
27°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
26°

Sensação

3.2 km/h

Vento

28.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
SENAC BANNER
BANNER FECOMERCIO 300X250
Últimas notícias
CLINICA
DOG CENTER MASCARA 1
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio