arte e cultura

Fotógrafo do Tocantins expõe a cultura do tocantinense no Pará

Projeto Arte Sesc | Etapa Regional Pará

05/10/2021 16h30Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Em função da pandemia será realizada virtualmente o ensaio “Os Nego da Lago” de Emerson Silva (TO), em formato de fotofilm no canal do Sesc Pará no youtube.

 

 A seleção foi feita a partir da análise das exposições que estão disponíveis na Rede Sesc de Artes Visuais e fazem parte do acervo do DN, e a partir de 2021 também dos Regionais de todo o Brasil.

 

 Sobre o ensaio “Os Nego da Lagoa” de Emerson Silva

 

 O documentário “Os Nego da Lagoa “, revela por meio de detalhes, nuances, sombra e luz, o cotidiano contemporâneo do povo que hoje habita a Lagoa da Pedra: A comunidade (crianças, jovens, adultos e anciões), alimentação (plantio, cuidados com a lavoura, colheita, preparo e alimentação), Giro da Folia do Divino Espírito Santo, Semana Santa (altar, procissão, caretas e malhação do Judas) e a Roda de São Gonçalo (velas para altar e cruzeiro, bailado e sússia).

 

 Bio – Emerson Silva

 

 Natural de São Paulo capital, Emerson Silva, reside em Palmas – TO desde 1995, onde atua como repórter fotográfico e documentarista a mais de 20 anos. Apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, trabalhou na assessoria de comunicação da então Fundação Cultural do Estado do Tocantins, como fotógrafo documental e fotojornalista, onde teve a oportunidade de conhecer a fundo as manifestações culturais regionais, patrimônios materiais e imateriais e seus personagens – comunidades rurais negras, indígenas de várias etnias, angariando assim uma vasta experiência e representatividade na área.

 

 Ganhador de vários prêmios nacionais de fotografia, como o MPE-TO de Jornalismo/ Fotojornalismo( 2018 e 2017), Prêmio Fecormércio de Jornalismo / Fotojornalismo(2015), Prêmio Sebrae de Jornalismo – Fotojornalismo – 2013, Ganhador do Prêmio Sebrae de Jornalismo/ Fotojornalismo ( 2013), 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras( Categoria Artes visuais/Fotografia( 2011/2012),1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras / Categoria Artes visuais/Fotografia ( 2010/2011), Prêmio Sebrae de Jornalismo/ Fotojornalismo (2009), Edital de Cultura da Prefeitura de Palmas/TO - categoria Fotografia (2008).

 

 Realizou várias exposições pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a participação da exposição “Mulheres que fazem a diferença (Women That Make a Diference)”, exposição Fotográfica Coletiva, na ONU, no Palácio das Nações Unidas na Cidade de Genebra, Suiça.

 

 Sobre o Arte Sesc

 

 O Sesc realiza exposições de arte e ações de arte-educação para os mais variados públicos desde 1975, em cidades de todas as regiões do país, o que reforça a importância das Artes Visuais para a história da instituição e para o cumprimento de sua missão e de seus valores.

 

 Nesse cenário, em 1981, o projeto Arte Sesc foi lançado com o objetivo de formar uma rede de circulação de exposições, além de alinhar práticas ligadas à linguagem. Investiu-se, portanto, na aquisição de acervos e no desenvolvimento de materiais referenciais como catálogos e cadernos educativos para distribuição gratuita a professores e agentes culturais e que são utilizados em atividades educativas antes, durante ou depois das passagens dessas exposições pelas cidades.

 

 Hoje, quarenta anos após sua primeira edição, o Arte Sesc continua atuante na circulação da produção artística em Artes Visuais em todo o território brasileiro e na difusão da linguagem num contexto em que o encontro presencial para a experiência individual e coletiva da arte ainda é incerto e permanece um desafio. Das exposições que circulam pelo projeto nesta edição de 2021, parte delas é em formato digital.

 

 Com isso, ainda que virtualmente, atende-se ao propósito de o público continuar em contato com a produção artística brasileira.

 Disponível desde 01/10/2021 no youtube do Sesc –Pa.

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZCR0gXRyD0I&t=17s

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.