ELEIÇÃO

Jornalista e escritor Paulo Albuquerque é o novo presidente da AGL

Academia Gurupiense de Letras completa 22 anos em novembro, quando dará posse à nova diretoria

08/10/2021 22h31Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Paulo Albuquerque publicou três livros nos últimos três anos
Paulo Albuquerque publicou três livros nos últimos três anos

Nesta sexta-feira (08) os membros da Academia Gurupiense de Letras (AGL) elegeram a diretoria da entidade para os próximos dois anos. A posse dos eleitos será em 27 de novembro, no Centro Cultural Mauro Cunha. Nesse mesmo dia haverá também a comemoração pelos 22 anos da Academia (fundada em 30 de novembro), e lançamento coletivo de obras literárias.

Para o pleito, concorria apenas uma chapa, composta pelos seguintes membros: Paulo Albuquerque (presidente); Jenilson Cerqueira (vice-presidente); José Maciel de Brito (secretário); Floriano Chaves (tesoureiro); Marilde Gomes e Deusderes Acácio (suplentes de diretoria); orador (Eldinei Carneiro); Plínio Sabino, Ednéia Rezende e José Pereira (conselho fiscal); e Roberto Ribeiro, Jussara Barreira e Ubiratã Silvestre (suplentes do Conselho Fiscal). A eleição foi concluída às 18h15 e o resultado foi a aprovação por unanimidade.

O jornalista, professor e escritor Paulo Albuquerque passou a integrar a AGL em julho passado, quando assumiu a cadeira n° 11, que tem como patrono o médico e escritor, João Neves de Paulo Teixeira, falecido em 2020 em decorrência da Covid-19.

Paulo tem três livros publicados: Cantos em Si, Identidade tocantinense (2019), fruto de sua pesquisa para o mestrado em Comunicação e Sociedade, pela Universidade Federal do Tocantins; Histórias do final do Século XX (2020), com as principais reportagens publicadas no jornal Cocktail incluindo comentários atualizados, escrito em parceria com o doutor Ricardo Almeida; e Na Ponta da Língua (2021), com mais de uma centena de causos, produção em parceria com o advogado Jonas Barros. Todas as obras foram publicadas pela Life Editora.

O presidente eleito disse que encara com muita responsabilidade a Academia e o histórico de mais de duas décadas em favor do mundo das letras no município. "Vamos nos reunir em breve com os demais membros da diretoria para consolidar o plano de trabalho. O certo é que vamos nos esforçar muito para expandir e melhorar as ações internas e outras tantas, para beneficiar a toda comunidade", afirmou Paulo Albuquerque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.