Música

Olhe Pra Mim, por Paulo Albuquerque, 2ª música do Projeto Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias, será lançada no YouTube nesta sexta, dia 12

Projeto prevê a gravação de 10 músicas com cantores tocantinenses

11/11/2021 17h21
Por: Redação
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Uma balada mansa feita uma cantiga antiga, mas com temática sempre atual: a busca do ser. “Olhe Pra Mim”, parceria de Ronaldo Teixeira com Antonio Roveroni e Paulo Albuquerque, interpretada por este último, é a segunda das 10 músicas que compõem “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, que será lançada amanhã, dia 12 de novembro, a partir das 19h no canal do poeta, compositor e escritor no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC9arAtrobrr_iCIY1QMzNGA. Projeto aprovado no Edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins, prevê a gravação de músicas autorais inéditas em parcerias e regravar canções também com parceiros com novos intérpretes, contando com grandes nomes da cena musical tocantinense, como Genésio Tocantins, Diomar Naves, Dorivã, Mara Rita, Matheus Mancine, entre outros, com disponibilização gratuita das faixas, e ainda um show coletivo de lançamento em dezembro desse ano em Palmas, capital. Mais informações pelo telefone (63) 9 9230-3182 ou pelo e-mail [email protected].

 

A seguir, confira uma pequena entrevista com Paulo Albuquerque:

 

Ronaldo Teixeira – Como artista antenado com o mundo, como você vê a cena musical brasileira, principalmente a tocantinense, nesses tempos de plataformas virtuais e pandemia?

Paulo Albuquerque – Nestes dois anos vi um florescer na produção musical; creio que os tempos em que estamos vivendo acabam por interferir nisso. O sofrimento nos deixa a todos muito mais sensíveis, e os compositores mais ainda. Tenho pesquisado muito sobre novas produções e vejo isso acontecendo. O Tocantins, claro, está inserido. Os compositores mais experientes têm buscado novas alternativas e parcerias. Temos frutos importantes que podem ser observados hoje e, certamente, poderão ser referenciados no futuro.

 

RT – Como se deu mais essa parceria com o escritor e poeta Ronaldo Teixeira?

PA – Ronaldo Teixeira é amigo de quase 30 anos. Já fizemos outros trabalhos juntos. Gosto dos textos e ideias dele. Eu tenho uma certa facilidade para ‘ver’ e sentir a melodia bailando sobre as letras alheias, e isto sempre acaba por render ‘filhos’ que me alegram muito.

 

RT – Como você analisaria a música "Olhe Pra Mim"?

PA – Olhe pra mim nasceu do refrão. Eu vi o texto do refrão pronto nas redes sociais do Ronaldo e aconteceu. Pensei no resto do enredo juntamente com o Roveroni e fomos desenvolvendo a ideia. A canção eu fui fazendo e modelando de forma artesanal. Mudamos o andamento na melodia no meio do caminho, mas resolvemos voltar atrás. É uma balada que me agrada aos ouvidos.

 

RT – Quais são os projetos futuros de Paulo Albuquerque?

PA – Meu futuro estou sempre construindo; na verdade, não faço planos a longo prazo. Estou sempre executando meus projetos e sonhos. Quero continuar compondo, me sinto mais à vontade nesta etapa de minha vida para escrever ou musicar poemas.

 

Segundo Ronaldo Teixeira, “Olhe Pra Mim” é uma das mais belas canções feitas em parceria com Paulo Albuquerque e Antonio Roveroni. “Paulo Albuquerque tem um talento nato para descobrir melodias universais. É um grande compositor como autor de melodias. E essa música faz a gente lembrar que o ouro nosso tá aqui, agora, no presente. Que saibamos valorizar o que somos, o que temos e as pessoas com as quais podemos contar”, ressaltou.

 

Ainda segundo Teixeira, participam do Projeto, além de Paulo Albuquerque, Genésio Tocantins, Dorivã; Mara Rita, Keila Lipe, Matheus Mancine, e Diomar Naves, Chico Chokolate, Mayara Peres, e João Bolo.

 

Confira, a seguir, a letra da música “Olhe Pra Mim”:

 

Andei perdido muito tempo, / sonhando com o futuro. / Você, presente ao meu lado / e eu com a cara no muro. / Cego, sem razão / com pressa de chegar, mas sem rumo certo. / Sem perceber / que tinha você sempre por perto / Olhe pra mim / como se olhasse no espelho, / fale comigo / como se fosse ao seu ouvido, / toque-me / como se tocasse sua pele, / peça meu coração / como se fosse seu. / Olhe nós aqui, agora / na mesma sintonia. / Amor é bom, eu aprendi / na sua companhia. / Sigo, na razão / sem pressa de chegar, / mas no rumo certo / eu percebi / que sonho bom é sonho lento.

Paulo Albuquerque

Paulo Roberto Albuquerque de Lima nasceu na cidade de Cruz Alta (RS) em 1963. Paulo Albuquerque, como é conhecido, chegou ao Tocantins em setembro de 1989 atraído pela criação do novo Estado. Atuou inicialmente como advogado e professor secundarista até 1996, na cidade de Gurupi. Músico profissional e compositor tornou-se imediatamente conhecido por sua arte em todo o Tocantins. Participou do I e do II Cantocantins, Cantos do Tocantins e Tocantins Popular com temas tocantinenses. Apesar da origem sulista, Paulo é reconhecido como pesquisador e divulgador da arte e dos temas tocantinenses. Criou em 1990 o FESC – Festival da Canção, primeiro festival tocantinense a gravar os vencedores em vinil e CD; criou o FUC – Festival Universitário da Canção quando era assessor de imprensa da Faculdade UnirG em 2001, evento retomado em 2010 por ele mesmo já como coordenador do Curso de Jornalismo do Centro Universitário UnirG. Gravou seu primeiro CD "Em Tempo" (2000), o qual conta com duas parcerias com Ronaldo Teixeira: “Fragmentos de Rio” e “Sensual”. Advogado (Universidade de Cruz Alta-RS), jornalista (UnirG); especialista em Assessoria de Comunicação (Facinter), mestrando em Comunicação e Sociedade (UFT), doutorando em Ciências Jurídicas (Universidad del Museo Social – Argentina), é fundador do Jornal COCKTAIL (1990) e do site www.cock1.com.br (2008).

Ronaldo Teixeira

Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser finalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", aprovado no Promic 2019; e também o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do referido cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. Realizou, entre abril e agosto deste ano, na capital, o projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, aprovado no PromiC 2019 da Prefeitura de Palmas, via Fundação Cultural. Atualmente realiza o projeto “Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho, aprovado no Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de 110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Lei Aldir Blanc no Tocantins

A Lei Aldir Blanc (Projeto de Lei 1.075/2020) objetivou aos municípios a possibilidade de gerarem renda mensal emergencial de R$ 600,00 aos trabalhadores do setor, subsídios para a manutenção de espaços artístico-culturais e a promoção de instrumentos como editais e prêmios, entre outros. O montante aplicado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura - mas não utilizado por todos os municípios brasileiros, infelizmente - é algo inédito na história dos investimentos públicos na área da Cultura, além de representar um auxílio extremamente necessário aos agentes da Cultura nesse momento de pandemia. Foram 3 bilhões de reais em recursos para todo o país. Para o Tocantins, o repasse foi de R$ 35.137.985,22, segundo o Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponível no link https://adetuc.to.gov.br/noticia/2020/10/7/conselho-de-politica-cultural-discute-edital-estadual--para-acesso-aos-recursos-da-lei-aldir-blanc/.

 

Serviço

O quê: Projeto "Ronaldo Teixeira Em Sonoras Parcerias", de Ronaldo Teixeira, lança no YouTube a segunda música “Olhe Pra Mim”, com Paulo Albuquerque, nesta sexta, 12

Como: realização de gravação e regravação de 10 músicas por 10 intérpretes tocantinenses para disponibilização gratuita numa plataforma musical virtual

Onde: https://www.youtube.com/channel/UC9arAtrobrr_iCIY1QMzNGA

Quando: Produção musical e arranjos – outubro/21; gravação em estúdio – novembro/21; disponibilização das músicas online e show de lançamento em Palmas (TO) – novembro-dezembro/21; prestação de contas – fevereiro/21

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO Notícias de Palmas - TO
Gurupi - TO
Atualizado às 08h01
23°
Pancada de chuva Máxima: 31° - Mínima: 22°
23°

Sensação

1 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
SENAC BANNER
BANNER FECOMERCIO 300X250
Últimas notícias
DOG CENTER MASCARA 1
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio