SAÚDE

MPTO apura perda de vacinas contra a Covid-19

Governo do Tocantins reorganiza distribuição de imunizantes

11/01/2022 06h57
Por: Redação

Como resultado da fiscalização realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), segundo a qual oito municípios tocantinenses perderam quase 23 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alterou o protocolo de distribuição das vacinas, com a finalidade de evitar o perecimento de doses.

Desde dezembro, as secretarias municipais de saúde precisam solicitar à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI/TO) a quantidade de imunizantes necessários para cobertura vacinal.

Fiscalizações

As vistorias foram realizadas, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), no último trimestre de 2021, o que gerou a expedição de recomendação aos municípios. “Foi recomendado que em caso de detecção de excesso de doses de vacinas da Covid-19 no estoque próximas do prazo de validade, as secretarias municipais solicitem diretamente à Gerência de Imunização da SES e à CEADI a suspensão ou redução das remessas de imunizantes”, explicou a coordenadora CaoSaúde, promotora de Justiça Araína D’Alessandro.

Com isso, 111 secretarias municipais de saúde do Tocantins encaminharam ofício à SES solicitando a suspensão do envio de doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 98 pediram especificamente a paralisação do envio do imunizante da Pfizer. A solicitação resultou na mudança do fluxo de distribuição das vacinas, bem como no pedido ao Ministério da Saúde (MS) para que suspenda, temporariamente, o envio de novas doses do laboratório Pfizer/Cominarty.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 18h09
23°
Pancada de chuva Máxima: 30° - Mínima: 21°
23°

Sensação

1 km/h

Vento

92%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
SENAC BANNER
prefeitura dengue
BANNER FECOMERCIO 300X250
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
DOG CENTER MASCARA 1
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio