inspeção

Defesa Civil de Gurupi visita pontos críticos de alagamento e orienta moradores

A Defesa Civil de Gurupi está semanalmente visitando os pontos críticos que podem causar alagamentos na cidade

12/01/2022 08h46
Por: Redação

Na manhã desta terça-feira, 11, técnicos da Coordenação de Defesa Civil de Gurupi visitaram pontos críticos de alagamento, que causam riscos de desabamento de residências em diversos bairros da cidade. O objetivo foi monitorar a situação dos locais onde a água não consegue escoar com facilidade e orientar os moradores sobre possíveis transtornos.

A Defesa Civil de Gurupi está semanalmente visitando os pontos críticos que podem causar alagamentos na cidade. Os três de maior preocupação, onde há riscos de residências serem afetadas, ficam nos bairros Vila Paulista, Jardim da Luz e Vale do Sol, onde a equipe reforçou o monitoramento nesta manhã.

Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, a atual gestão, desde o ano passado, já começou a intervir nesses pontos para amenizar o problema. “Em 2021 já fizemos algumas ações emergenciais e paliativas para amenizar o problema até que obras mais substanciais possam ser executadas neste ano e estamos acompanhando semanalmente para ouvir da população e entender quais são os maiores problemas, os gargalos e saber o que mais a gente pode fazer para mitigar os transtornos que as chuvas intensas trazem”, disse.

Pontos críticos

Durante a visita, foi identificada no bairro Jardim Paulista uma residência com possíveis riscos de desabamento, caso haja chuvas ainda mais intensas. A equipe já fez um levantamento inicial e irá acionar uma vistoria mais minuciosa com engenheiros civis para nortear as providências que serão tomadas pelo município.

“Temos três pontos de preocupação. Em um deles já foi interditada a casa do cidadão, no Jardim da Luz, onde fizemos todo um laudo com a engenharia civil do município e a residência teve que ser interditada por risco de queda. Aí ele passou a receber durante um período o aluguel social. Hoje foi identificada nesta vistoria mais uma casa em situação de risco, onde já iniciamos de imediato as providências”, afirmou o diretor.

A equipe também esteve em uma casa no Vale do Sol que há pouco mais de um ano houve problema de desabamento por causa da forte enchente. “Viemos tentar buscar uma solução até que a obra de drenagem profunda seja realizada nessa região, já solicitamos o apoio da secretaria de Infraestrutura para ver como conseguimos amenizar o problema até o início das obras”, explicou.

Os moradores que tiveram suas residências visitadas pela Defesa Civil elogiaram o trabalho da equipe. “Estão desempenhando um belo papel, ano passado eles vieram aqui e já resolveram boa parte do problema, quando a gente liga eles vêm aqui e nos orientam. Esperamos que neste ano o problema seja resolvido de vez”, disse o torneiro mecânico Odias Oliveira.

Contato

A população pode contribuir com a Defesa Civil indicando pontos críticos em seu bairro, através do aplicativo “Colab” e também no telefone 3301-4338, que também é Whatsapp.

“Temos o telefone que a população pode entrar em contato, principalmente neste período de chuva, que os riscos são maiores, para solicitar uma visita da Defesa Civil para fazermos uma avaliação do local. De preferência de forma preventiva para evitarmos que um mal maior possa acontecer e direcionar os nossos esforços para a segurança e bem-estar da população”, frisou Diego Rocha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 18h09
23°
Pancada de chuva Máxima: 30° - Mínima: 21°
23°

Sensação

1 km/h

Vento

92%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
SENAC BANNER
prefeitura dengue
BANNER FECOMERCIO 300X250
Últimas notícias
DOG CENTER MASCARA 1
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio