Música

Fragmentos de Rio, por Keila Lipe, 7ª música do Projeto Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias, será lançada no YouTube no dia 28

Projeto prevê a gravação de 10 músicas com cantores tocantinenses

27/01/2022 13h42
Por: Redação
Keila Lipe - Foto de Ronaldo Teixeira
Keila Lipe - Foto de Ronaldo Teixeira

 

Uma milonga tocantinense que virou uma bossa-jazz do cerrado. Essa é a versão de “Fragmentos de Rio”, a sétima das 10 músicas que compõem “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, composição de Ronaldo Teixeira e Paulo Albuquerque, na interpretação da inimitável cantora Keila Lipe, e que será lançada nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 19h no canal do YouTube, no seguinte endereço eletrônico https://www.youtube.com/channel/UC9arAtrobrr_iCIY1QMzNGA. Projeto aprovado no Edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins, prevê a gravação de músicas autorais inéditas em parcerias e regravação de canções também com parceiros com novos intérpretes, contando com grandes nomes da cena musical tocantinense, como Genésio Tocantins, Diomar Naves, Dorivã, Mara Rita, Chico Chokolate, entre outros, com disponibilização gratuita das faixas. Mais informações pelo telefone (63) 9 9230-3182 ou pelo e-mail [email protected].

 

Confira, a seguir, uma pequena entrevista com Keila Lipe:

 

Ronaldo Teixeira – Como artista antenada com o mundo, como você vê a cena musical brasileira, principalmente a tocantinense, nesses tempos de plataformas virtuais e pandemia?

Keila Lipe – Na pandemia, eu vejo a cena musical brasileira numa nova fase. Assim, os artistas estão se reinventando, uma cena de artistas independentes, está surgindo aí, principalmente dessa nova MPB. E em tempos de plataformas virtuais, a gente tem que procurar chegar no público da maneira mais fácil. E como os shows estão limitados, a internet hoje é um canal que nos leva às casas, aos ouvidos dos amantes da boa música.

 

RT – Como se deu essa parceria com o escritor e poeta Ronaldo Teixeira?

KL – Minha parceria com o poeta e escritor Ronaldo Teixeira iniciou-se nas rodas de conversas de amigos, e através de um trabalho de assessoria de imprensa que ele fez para mim (formatação e assessoria de imprensa do Projeto “Feira e Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos da Música Popular Tocantinense nas Feiras de Palmas” – aprovado no Promic 2019 da Prefeitura de Palmas). E eu sempre fui uma grande fã do trabalho dele. Eu vejo o quão domínio ele tem com as palavras e o olhar crítico diante de toda essa pauta de artes. Por ser um jornalista tem, assim, uma aptidão para diversas áreas, principalmente para a música, porque é também, além de jornalista, um compositor.

 

RT – Como você analisaria a música "Fragmentos de Rio"?

KL – Eu adorei a música "Fragmentos de Rio”. É uma canção que nos traz uma reflexão grande, de como a vida é um rio corrente. E que, às vezes, a gente vai deixando as coisas passarem, e tem o refrão que fala: ‘Colham meus cacos nesse rio...’ a gente sempre vai deixando pedaços da gente mesmo por onde a gente passa pela vida. E a arte tem isso, você deixa o seu legado sempre para as pessoas que nos escutam, assim como o rio. O rio é tão importante para todos nós.

 

RT – Quais são os projetos futuros de Keila Lipe?

KL – É voltar aos palcos o quanto antes. Estou iniciando aulas de piano para entender um pouquinho mais de teoria musical. Como muita gente sabe, eu não sou só uma artista, não trabalho apenas com a arte. Sou administradora por formação e estou estudando. Eu espero que esse ano seja assim, que a gente possa trabalhar mais, que possamos ter outras parcerias. Estou aberta a novos convites e, em março, vou executar um projeto meu que se chama ‘Um Canto da Cidade’, pela Lei Aldir Blanc, e o futuro a Deus pertence.

 

Para Ronaldo Teixeira, “Fragmentos de Rio”, que também é mais uma de tantas das felizes parcerias com Paulo Albuquerque, é uma canção forte e simples ao mesmo tempo. “Foi um poema que fiz ao Rio Tocantins, em um evento cultural em Porto Nacional, antes das barragens, no início dos anos 90, e tem uma letra muito existencialista, fazendo esse contraponto entre o rio e o homem”, destacou.

 

Ainda de acordo com Teixeira, participam do Projeto, além de Keila Lipe, Mayara Peres, Mara Rita, Chico Chokolate, Genésio Tocantins, Dorivã; Matheus Mancine, Diomar Naves, Paulo Albuquerque, e João Bolo.

 

A seguir, confira a letra da música “Fragmentos de Rio”:

 

A gente olha pra essa água / que passa, não passa, / como se ela pudesse levar / nossas dores e medos. / A gente viaja nestas águas / viaja, viaja, / como se elas pra sempre pudessem / ocultar nossos segredos. / Este rio guarda segredos / que o tempo desconhece, / são mistérios tão antigos / que até mesmo ele esquece. / Este rio é tão profundo / fundo como meus sonhos íntimos, / esse rio é passageiro / feito meu riso mais ínfimo. / Colham meus cacos nesse rio, / colham meus cacos nesse rio, / porque eu nunca nessa vida / me ajuntei. / Uma canoa corta o rio / como se pudesse separar / o encanto e o mistério deste rio. / Essa canoa abre um fio / entre o limite do sonho / e este humano desafio. / O rio que aqui dentro escorre / não é diferente / desse que aí fora corre, / só que esse aí / sempre sabe onde vai parar. / Enquanto este aqui / nunca sabe / onde está o seu mar.

Keila Lipe

Cantora e intérprete, Keila Lipe atua no mercado musical tocantinense há mais de 20 anos com apresentações em shows e premiações em vários festivais. Possui um CD gravado: “keilalipe.com/luizteixeira” de autoria e produção do compositor Luiz Teixeira. Participou de várias coletâneas e projetos com artistas como Lucimar Pereira, Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz, Braguinha Barroso, dentre outros. Com um repertório eclético, sua prioridade é a MPB e a música regional. Como uma representante legítima da MPB, participou do evento internacional “Ano do Brasil na França”, em Paris, em 2005. Emplacou em 2021 o projeto “Feira e Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos da Música Popular Tocantinense nas Feiras de Palmas”, aprovado no Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, realizando shows nas quatro principais feiras da Capital, acompanhada de uma banda. Atua na noite palmense cantando nos melhores bares da Capital e em eventos institucionais.

Ronaldo Teixeira

Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser finalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", aprovado no Promic 2019; e também o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do referido cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. Realizou, entre abril e agosto deste ano, na capital, o projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, aprovado no PromiC 2019 da Prefeitura de Palmas, via Fundação Cultural. Atualmente realiza o projeto “Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho, aprovado no Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de 110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Lei Aldir Blanc no Tocantins

A Lei Aldir Blanc (Projeto de Lei 1.075/2020) objetivou aos municípios a possibilidade de gerarem renda mensal emergencial de R$ 600,00 aos trabalhadores do setor, subsídios para a manutenção de espaços artístico-culturais e a promoção de instrumentos como editais e prêmios, entre outros. O montante aplicado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura - mas não utilizado por todos os municípios brasileiros, infelizmente - é algo inédito na história dos investimentos públicos na área da Cultura, além de representar um auxílio extremamente necessário aos agentes da Cultura nesse momento de pandemia. Foram 3 bilhões de reais em recursos para todo o país. Para o Tocantins, o repasse foi de R$ 35.137.985,22, segundo o Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponível no link https://adetuc.to.gov.br/noticia/2020/10/7/conselho-de-politica-cultural-discute-edital-estadual--para-acesso-aos-recursos-da-lei-aldir-blanc/.

 

Serviço

O quê: Projeto "Ronaldo Teixeira Em Sonoras Parcerias", lança no YouTube a sétima música “Fragmentos de Rio”, com Keila Lipe, nesta sexta, 28

Como: realização de gravação e regravação de 10 músicas por 10 intérpretes tocantinenses para disponibilização gratuita numa plataforma musical virtual

Onde: https://www.youtube.com/channel/UC9arAtrobrr_iCIY1QMzNGA

Quando: Produção musical e arranjos – outubro/21; gravação em estúdio – novembro/21 e janeiro/22; disponibilização das músicas online – novembro-dezembro/21 e janeiro-fevereiro/22; prestação de contas – março/21

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

                                                                                                                             

Imagem disponível para download: https://abre.ai/dNwU

 

Pretexto — oficina de comunicação e cultura é: Ronaldo Coelho Teixeira — jornalista e gestor cultural. ARNE 63, Rua 6, QI-8, Lote 24 – 77006-626 - Palmas-TO. (63) 9 9230-3182 (zap) [email protected] - Os textos podem ser reproduzidos para divulgação, desde que sejam citadas a fonte.           

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.