FEira

Nomes renomados do cooperativismo e do agronegócio farão palestras na Agrotins 2022

Ex-ministros Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli farão palestra magna nos dias 12 e 13 de maio, respectivamente

02/05/2022 09h39
Por: Redação

 A Agrotins 2022, maior feira agrotecnológica do norte do país, se aproxima, e com ela uma série de nomes renomados que marcarão a edição deste ano. Com o objetivo de promover o modelo de negócio cooperativista com foco no agronegócio, o Sistema OCB/TO anuncia duas participações de renome internacional, são eles os ex-ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli. 

De acordo com o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, esta será uma excelente oportunidade de aproximação entre o agronegócio e o modelo cooperativista. "São palestrantes de referência mundial, Roberto Rodrigues, foi o primeiro não europeu a presidir a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e Alysson Paolinelli recebeu indicação ao Nobel da Paz por sua atuação no agro do cerrado, então temos certeza que a presença deles será muito rica”, convida o presidente.

O tema abordado por Roberto Rodrigues será “A Força do Cooperativismo para Integrar, Intensificar e Preservar” e Alysson Paolinelli irá palestrar sobre “O Presente e o Futuro do Agronegócio”. Além das palestras magnas, o Sistema OCB/TO terá um espaço no Pavilhão do Desenvolvimento durante os cinco dias de Feira para receber as cooperativas, os cooperados e apresentar o cooperativismo para os visitantes. Outra novidade promovida pelo Sistema será um minicurso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD, que acontecerá na quarta-feira, 12, das 15h às 17h, no Pavilhão do Desenvolvimento.

Os palestrantes

Roberto Rodrigues: Foi presidente do Sistema OCB (1985 - 1991) e presidente da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas (1992 - 1997). Roberto ocupou o maior cargo de representação do cooperativismo mundial como presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI (1997-2001). É ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003-2006) e atualmente é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Alysson Paolinelli: É engenheiro agrônomo e professor e foi indicado ao Nobel da Paz (2021) por projeto de investimento agrícola no cerrado brasileiro. Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1974-1979), foi Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (1987-1990) e é ex-deputado federal constituinte (1987-1991). Atualmente, é membro da Academia Nacional de Engenharia e Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), além de Titular da cátedra honorária de agronegócio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e é o mais importante evento voltado para produtores rurais, pesquisadores, técnicos, empresários e estudantes ligados ao agronegócio no Tocantins. A Agrotins é realizada anualmente, trazendo novidades para o agronegócio nos eixos econômicos, comerciais e ainda de estudo e pesquisa, o que destaca a feira no cenário nacional, já que atrai público de todo o Brasil. Neste ano o evento terá como tema “Integrar, Intensificar para Preservar”.

Sistema OCB/TO

É composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SESCOOP/TO).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.