calendário

Adapec anuncia calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Ações ocorrerão em 19 municípios e atenderá pequenos produtores rurais dos demais municípios circunvizinhos.

04/05/2022 14h32
Por: Redação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e associações, anunciou nessa terça-feira, 3, o calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2022, no Tocantins. As ações ocorrerão em 19 municípios do Estado e atenderão pequenos produtores rurais dos demais municípios circunvizinhos, no período de junho a novembro. 

A ação conta ainda com o apoio das Centrais de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), Central de Pedro Afonso administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria) e a Central de Imperatriz – MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantínia (ACIART).

Segundo a Adapec, o projeto este ano, acontecerá nos municípios de: Sítio Novo, São Miguel, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Xambioá, Muricilândia, Itaporã, Pequizeiro, Colinas, Itacajá, Miranorte, Araguacema, Dois Irmãos, Paraíso, Pium, Divinópolis, Araguaçu e Dianópolis.

“O objetivo é atender os pequenos agricultores rurais, em regiões onde os pontos de devolução de embalagens de defensivos agrícolas estão distantes. É um projeto já consolidado no Tocantins e que vem facilitando a vida deste público-alvo da ação e contribuindo para a retirada desse passivo do campo,” destacou o gerente de inspeção vegetal, Carlos Cesar Barbosa.

A supervisora técnica da área vegetal da regional da Adapec de Paraíso, Francisca Wilma Neide de Lima, explicou que na parceria com os diversos órgãos que atuam na realização dos RIs, a Agência faz um trabalho de sensibilização junto aos produtores rurais destes municípios para que façam a devolução das embalagens. “Além disso, realizamos um processo de educação sanitária em escolas rurais e assentamentos, conscientizando sobre a importância da devolução das embalagens, formas corretas de armazenamento, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e cuidados no manuseio e aplicações dos produtos,” destacou a supervisora.

Dados

Em 2021, em virtude da pandemia da covid-19, o projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos atendeu pequenos produtores rurais de sete municípios que devolveram juntos um total de 8.070 embalagens, beneficiando diretamente cerca de 200 produtores rurais.

Já nas centrais de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos de Pedro Afonso e Silvanópolis foram devolvidas 1.008 toneladas de embalagens de agrotóxicos. Um aumento de 25% em relação a 2020, quando foram devolvidas nas centrais 805 toneladas de embalagens.

Calendário

Pium - 04 de junho

Divinópolis - 06 de junho

Sítio Novo - 07 de junho

São Miguel -  07 de junho

Paraíso - 07 de junho

Araguatins - 08 de junho

Miranorte - 08 de junho

Augustinópolis - 09 de junho

Axixá - 10 de junho

Itacajá - 25 de agosto

Dianópolis - 25 de agosto

Araguacema - 30 de agosto

Dois Irmãos - 31 de agosto

Itaporã - 05 de outubro

Araguaçu - 08 de outubro

Pequizeiro - 13 de outubro

Colinas - 25 de outubro

Xambioá - 24 de novembro

Muricilândia - 25 de novembro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.