imunização

Em Gurupi, todas as Unidades de Saúde retornam com vacinação de rotina

17 tipos de vacinas previstos para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, voltam a ser disponibilizados em 15 salas, de segunda a sexta-feira.

10/05/2022 15h38
Por: Redação

 A partir desta semana todas as Unidade Básicas de Saúde – UBS’s de Gurupi disponibilizarão doses das vacinas de rotina que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Além disso, a vacinação contra Covid-19 permanece nas UBSs que já oferecem a vacina e também serão oferecidas as vacinas contra a Influenza/Gripe e Sarampo.

O retorno da oferta das vacinas de rotina nas 15 UBS’s do município pretende facilitar o acesso da comunidade à imunização, já que os índices pandêmicos estão mais controlados. Durante a pandemia, estrategicamente, a oferta priorizou a vacina contra a Covid-19 e seus públicos pré-determinados, com o objetivo de evitar o contágio, reduzir aglomerações e evitar o contato entre os públicos-alvo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, o retorno às atividades rotineiras das UBS’s é gradativo e pretende ampliar a vacinação da população. “Depois de mais de dois anos com as rotinas das UBS’s alteradas pela pandemia, pretendemos retornar ao atendimento e ofertar todas as vacinas de rotina. Os pontos de vacinação estão preparados para receber todos os públicos para se vacinar”, explica Sinvaldo.

O secretário afirma ainda que vem estudando alternativas para facilitar o acesso da população à imunização. “O objetivo é ampliar a oferta e aumentar os índices de vacinação de rotina e da gripe. Já que no período da pandemia, algumas vacinas foram negligenciadas”, complementa Sinvaldo, se referindo aos baixos números da vacinação de rotina.

17 tipos de vacinas previstos para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, voltam a ser disponibilizados em 15 salas, de segunda a sexta-feira. A pessoa deve se atentar à documentação, bem como a idade adequada e o intervalo que requer cada vacina.

Vacina contra Covid-19 continua nos mesmos locais

Apesar da vacinação de rotina ser ofertada em todas as salas de vacina das UBS’s de Gurupi, a vacinação contra a Covid-19 permanecerá sendo disponibilizada nas UBS’s em que estão atualmente.

Para a coordenadora de imunização, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, o retorno da oferta das vacinas de rotina nas UBS’s passou por um planejamento e organização de fluxo de pessoal, de materiais e produtos. “Nos preparamos internamente para implementar a proposta de oferta de todas as vacinas de rotina, bem como as da atual campanha contra a Gripe e Sarampo nas UBS’s. Houve um redimensionamento de equipes, fluxos, estrutura e doses de vacina”, pontua Lilamara.

A Secretaria de Saúde de Gurupi reforça a todos que a prioridade é se vacinar. Todas as pessoas devem buscar a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o cartão de vacinas; respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento adequado.

Atualizar a caderneta de vacinação é a melhor proteção!

Clique aqui e baixe o Calendário Nacional de Vacinação 2022 atualizado e completo voltado para todas as faixas etárias.

Onde se vacinar?

Ao todo são 15 UBS’s, com sala de vacina, disponíveis no município, que funcionam de segunda a sexta-feira.

Confira os horários de cada vacina:

Vacinas de rotina

Vacina contra Covid-19 Adulto (18+)

Vacina contra Covid-19 Infantil (5+)

·       UBS Parque das Acácias – 07h às 16h

 

·       UBS Rosendo - 07h às 16h

 

·       UBS Sol Nascente - 07h às 16h

 

·       UBS João Manoel – 07h às 12h

 

·       UBS Buriti - 07h às 16h

 

·       UBS Nova Fronteira – 07h às 12h

 

·       UBS São José – 07h às 12h

 

·       UBS Bela Vista - 07h às 16h

 

·       UBS Waldir Lins – 07h às 11h

 

·       UBS Casego – 13h às 16h

 

·       UBS Pedroso – 07h às 16h

 

·       12.    UBS Sevilha – 07h às 16h (BCG: quintas-feiras, 07h às 11h)

 

·       UBS Vila Íris - 07h às 16h

 

·       UBS Campo Belo - 07h às 16h

 

·       UBS Vila Nova - 07h às 16h

· UBS Sol Nascente – 07h às 16h

 

· UBS João Manoel – 07h às 16h

 

· UBS Buriti –07h às 16h

 

· UBS Nova Fronteira –13h às 16h

 

· UBS São José – 13h às 16h

 

· UBS Bela Vista – 07h às 16h

·  UBS Parque das Acácias - 07h às 16h

 

·  UBS Rosendo –

07h às 16h

 

·  UBS Sol Nascente –

07h às 16h

 

Vacina BCG

Vale ressaltar que a BCG é uma das principais vacinas do Calendário Básico de Vacinação e deve ser administrada logo após o nascimento do bebê, isto é, antes de deixar a maternidade. Para os recém-nascidos receberem a vacina eles devem apresentar um peso igual ou maior que dois quilos e estar em perfeitas condições de saúde.

Em Gurupi, a Secretaria de Saúde oferta a vacina BCG tanto nos hospitais particulares quanto na Maternidade do Hospital Regional. Além disso, a vacina é disponibilizada na UBS Sevilha às quintas-feiras, das 07h às 11h, por agendamento.  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.