socorro

Criança engasgada é socorrida pelo resgate aeromédico da Secretaria da Segurança Pública

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida da criança.

12/05/2022 08h55
Por: Redação

Uma criança de três anos da cidade de Novo Acordo, que sofreu um engasgo e foi necessária a transferência para Palmas, teve que ser socorrida pelo resgate aeromédico da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nesta quarta-feira, 11. 

O procedimento foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter engasgado com alimentos e corria risco iminente. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito por via terrestre em ambulância.

O CIOPAER foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), que solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. Vale ressaltar que o fato ocorreu na cidade de Novo Acordo, distante 114 quilômetros, de Palmas, ou seja, 1 hora e 50 minutos distante da capital, Palmas.

Operação

Diante da informação da urgência do atendimento, a equipe da Unidade Aérea deslocou imediatamente até o município do interior do Estado acompanhada do apoio necessário provido pelo HGP. No local, a equipe multimissão a bordo do Tocantins 01 efetuou a remoção da criança e sua mãe, daquela localidade ao Hospital Geral de Palmas, em apenas 20 minutos.

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida. Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em uma área bastante restrita, para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros do HGP, que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado à criança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.