prevenção

Prefeitura de Gurupi lança Campanha de Encoleiramento de Cães contra Leishmaniose Visceral

As coleiras que serão colocadas nos cães são disponibilizadas através do Plano de Ação para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, elaborado pelo CCZ

27/02/2023 21h40
Por: Redação

Na próxima quarta-feira, 01, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lançará a Campanha de Encoleiramento de Cães para o Controle da Leishmaniose Visceral (LCV), mais conhecida como calazar. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi (CCZ) e tem como objetivo realizar a prevenção da doença na população canina, sendo extremamente importante para proteger a saúde humana. 

As coleiras que serão colocadas nos cães são disponibilizadas através do Plano de Ação para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, elaborado pelo CCZ da cidade e enviado ao Ministério da Saúde, com aval do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

Além disso, neste primeiro momento, receberão as coleiras animais de 10 bairros prioritários, de Gurupi, classificados como de alta transmissão. A estratégia de uso das coleiras em cães se baseia na abordagem Saúde Única, que visa proteger a saúde dos animais e assim dos seres humanos. De acordo com a Semus, dentro da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde municipais foram constatados uma prevalência de 64,7% de casos de leishmaniose em cães. 

“É importante lembrar que não temos casos de calazar com letalidade em humanos, desde 2019. Mas, ainda temos que trabalhar para o controle da doença nos cães que são considerados vetores da doença. Mas eles não são vilões, e sim vítimas deste mal que acaba retirando também a vida deles. Nós impedindo que o mosquito palha chegue até nossos pets, vamos proteger toda comunidade”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Com uma população de cerca de 90 mil habitantes e um número de 10.649 cães divididos nos 82 bairros da cidade, a meta é alcançar todos estes animais, por meio de ciclos ímpares de encoleiramentos com 3.125 cachorros. Cada tutor que tiver o cão beneficiado terá que assinar um termo de consentimento emitido pelo CCZ. 

“Realizamos todo um trabalho de pesquisa de dados na secretaria para enviar ao Ministério da Saúde e trazer mais este benefício para Gurupi. Nossas equipes já estão preparadas para realizar o encoleiramento. A coleira apresenta liberação contínua do inseticida por 6 meses, após o período a troca será avaliada pela secretaria municipal de saúde. Depois iremos trabalhar com os dados novamente, para realizar análise dos resultados obtidos”, frisou o secretário de saúde, Sinvaldo Moraes.

“Nossos fiscais de saúde estarão de casa em casa, nestes 10 bairros prioritários realizando os encoleiramentos. Primeiro, eles farão o teste rápido para ver se o animal está saudável ou se já foi acometido pela doença. Se estiver bem, já é encoleirado na hora. Caso não esteja, o tutor é notificado. Mas queremos pedir a ajuda e compreensão de todos responsáveis por seus pets, vamos aderir a campanha e deixar nosso município longe do calazar”, pediu o coordenador do CCZ de Gurupi Luciano Morais Santos.

Leishmaniose Visceral:

A Leishmaniose é transmitida pela picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: descamação seca da pele, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Bairros Contemplados na Primeira Etapa:

Vila Pedroso

Trevo Oeste

Jardim São Lucas

Jardim Tropical I

Jardim Tropical II

Jardim Paulicéia

Jardim Medeiros

João Lisboa da Cruz

Vila Independência

Jardim dos Buritis   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 18°
21°

Sensação

1.91 km/h

Vento

38%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio