BOA NOTÍCIA

Cirurgia realizada no Hospital Dom Orione retira tumor raro da boca de paciente

A bucomaxilo e onco-odontóloga Dra Anita Luiza, da Acreditar Tocantins, foi a responsável pelo procedimento

13/04/2020 10h34Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: Rodrigo Martins
250

A cirurgia para a retirada de um tumor benigno raro da mandíbula, que estava provocando desgaste ósseo, como uma resposta imunológica do organismo, foi realizada no final do mês de março no centro cirúrgico do Hospital Dom Orione em Araguaína. O procedimento feito no maior complexo hospitalar do Tocantins teve como técnica o acesso extraoral e retirada de parte da estrutura óssea.

Segundo a cirurgiã bucomaxilo e odontóloga onco-hematológica da Acreditar Tocantins, que comandou todo o procedimento, Anita Luzia, o procedimento transcorreu dentro da normalidade e a paciente está em ótima recuperação.

“Apesar de ser um tumor benigno, o organismo estava produzindo defesa e provocando um desgaste ósseo importante. Fizemos a remoção de parte do osso da mandíbula que estava infectado com o tumor e a reconstrução com placas e parafusos de titânio para devolver função a paciente ”, explica Anita. A cirurgia teve duração de duas horas e meia.

Após o resultado da biópsia, será avaliado a necessidade de quimioterapia e/ou radioterapia.
“Também vamos indicar o tratamento com laserterapia para acelerar o processo de cicatrização e desinflamação do local que recebeu as placas”, ressalta Anita.

A paciente da Acreditar Tocantins tem 59 anos e já tinha se tratado de um câncer de mama há cerca de 10 anos. Ela se queixou de uma inflamação na boca e, após exames, foi diagnosticada com amelobastoma (tumores odontogênicos benignos e relativamente raros)..

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.