Família

15 de maio, dia internacional das famílias

Após a deliberação da Assembleia geral da ONU no ano de 1993, todo dia 15 de maio é comemorado o dia Internacional das famílias

15/05/2020 10h40
Por: Redação
62

O dia internacional das famílias é comemorado todo dia 15 de maio, após uma deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em 20 de setembro de 1993, desde então conferências e celebrações para discutir e propor projetos para o futuro da instituição familiar.

Família é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. O principal objetivo de uma família é demonstrar a importância deste grupo como estrutura fundamental para a sociedade, principalmente na educação infantil e parapromover direitos e responsabilidades.

A decisão da ONU, para escolher um dia para homenagear a família está relacionada com os problemas e transformações que essa ‘’ célula social’’ vem apresentando desde o século passado. Após guerras mundiais e civis regionais houve grandes transformações no tecido social. Vários países da Europa, a população envelheceu, isto é, não houve equilíbrio entre quantidade de cidadãos idosos e a quantidade de pessoas jovens plenas condições de trabalho.

Em 2018, o dia internacional das famílias teve como tema ‘’ famílias e sociedades inclusivas’’. Segundo a ONU, as famílias são essenciais para a promoção de sociedade pacificas e inclusivas. 

Geralmente, todo dia 15 de maio, o secretário geral da ONU emite um comunicado ou faz pronunciamentos a respeitos de problemas e possíveis medidas que podem ser tomadas. Em 2012 por exemplo, o então secretário geral Ban Ki-Moon fez observações a respeito de relação entre família e trabalho, destacando temas como mulher no mundo do trabalho e outros mais, que teve objetivo de ajudar os trabalhadores a sustentarem financeiramente e emocionalmente as suas famílias.

O principal objetivo na celebração do dia internacional dasfamílias é fazer com que as pessoas tenham reflexões e demonstrações sobre como melhorar a relação entre todos. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.