Proteção Forçada

Em Gurupi passa a ser obrigatório o uso de máscara fora de casa

Município cria fundo para adquirir itens de proteção a serem distribuídos gratuitamente a quem não puder comprar

15/05/2020 21h31
Por: Redação
156
Novas regras, mais duras: todos precisam se proteger/imagem de arquivo
Novas regras, mais duras: todos precisam se proteger/imagem de arquivo

Desde esta sexta-feira (15) quem for apanhado sem a máscara andando pelas ruas de Gurupi pode ser multado em quase 100 reais. Além da punição financeira, será obrigado a ir para casa por bem (espontaneamente) ou com uso de força policial.

 

Se a infração ocorrer em estabelecimentos privados(lojas), repetições públicas ou em veículo de transporte de passageiros, a multa pode chegar a 333 reais, podendo dobrar o valor em caso de reincidência.

 

A obrigatoriedade de uso da máscara já havia sido determinada por decreto no dia 27 de abril, mas agora a medida vem mais dura, com a aplicação das punições para os que decidirem não cumprir. 

 

Distribuição de máscaras

 

A lei prevê também a criação do Fundo de Assistência Social do Município de Gurupi, para onde irá todo o dinheiro arrecadado com as possíveis multas, e que servirá para a aquisição e posterior doação de máscaras aos beneficiários do Cadastro Único da prefeitura.

Segundo a Secretaria de Ação Social, a distribuição ocorrerá entre os dias 25 de maio a 1° de junho, das 8h às18h em espaços abertos em frente aos CRAS (Unidades dos Centros de Referência em Assistência Social).

 

A retirada das máscaras deve ser feita pelo (a) chefe dafamília, exceção aos casos em que isso for impossível.Pessoas que não possuem o CadÚnico e querem adquirir esses itens deveram preencher uma declaração de pobreza. Os beneficiários devem apresentar CPF ou carteira de identidade. No caso de mandatário, deverá apresentar seu documento e do responsável familiar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.