UnirG

Prefeitos Laurez Moreira e Moisés Avelino inauguram novo Campus da UnirG em Paraíso do TO

20/05/2020 20h24
Por: Redação
153
Marcos Veloso/Secom
Marcos Veloso/Secom

Na manhã desta quarta-feira (20) o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, ao lado do Prefeito Moisés Avelino, participou da inauguração do prédio onde funcionará o novo Campus da Universidade de Gurupi – UnirG em Paraíso do Tocantins. Instalação no município faz parte do projeto de expansão da Instituição para o Estado do Tocantins. 

 

Além dos dois prefeitos, participaram da solenidade o vice-prefeito de Paraíso, Celso Morais, o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a Reitora da UnirG, Sara Falcão, além dos pró-reitores da Instituição e vereadores de Paraíso. Devido a Pandemia causada pelo novo coronavírus, a solenidade foi restrita ao público para evitar aglomerações.  

 

O prédio foi doado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins e servirá para expansão da UnirG. A Lei de concessão foi aprovada pela Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins no final do ano passado e desde então o prédio passou por reformas em sua estrutura e adequações para o funcionamento da Instituição. O Campus possui mais de 2.100 m² de área construída e adaptada para abrigar salas de aula, laboratórios, refeitório e departamentos administrativos. O prédio está localizado na Avenida Pará, Quadra 108, Setor Oeste. 

 

O Prefeito Laurez Moreira destacou a união de esforços entre os dois municípios para que a instalação da UnirG em Paraíso se tornasse realidade. "Foi fundamental o esforço coletivo para a concretização deste sonho. Nosso objetivo é fazer com que a UnirG contribua não só com Gurupi, mas com todo o Estado do Tocantins. E começar este projeto de expansão por Paraíso, uma cidade tão próspera economicamente e bem localizada, nos alegra muito”, afirmou Laurez. 

 

Segundo o Prefeito Moisés Avelino, a população paraisense aguardava ansiosamente pela chegada da UnirG e seu curso de medicina no município. "Estamos aqui realizando um sonho da nossa região, não só da cidade de Paraíso, mas de todo o Vale do Araguaia. Este curso de medicina da UnirG será fundamental para nossa cidade, para fortalecer nossa economia e para fazer com que nossos jovens deixem de sair daqui para estudar tão longe. Essa parceria entre Paraíso e Gurupi com certeza renderá bons frutos", disse.

 

Segundo o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, esse é um momento histórico tanto para a Instituição, quanto para a cidade de Paraíso. “A chegada da UnirG dará um salto significativo na economia de Paraíso e irá fortalecer toda a região, assim como em Gurupi. Os cursos na área da Saúde, notadamente os de Medicina, trazem uma realidade diferente do ponto de vista econômico para o município. No geral, acadêmicos desta área vêm de outras cidades e geram outras receitas para o município”, comentou.

 

Conforme a reitora Sara Falcão, a Instituição hoje já está pronta para receber a visita do Conselho Estadual de Educação para que possa liberar o início das atividades. “A previsão é que o vestibular seja lançado até o final do mês de junho de 2020. Iniciaremos ofertando o curso de medicina, mas posteriormente já temos projetos para trazermos outros cursos para Paraíso, até porque a estrutura que temos de laboratórios atende demais cursos da área da saúde”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.