COVID-19

Medicamentos começam a ser usados em Gurupi nos casos leves e moderados

O novo estágio no combate à doença se fortalece após a divulgação do novo protocolo assinado pelo Ministério da Saúde

20/05/2020 22h51
Por: Redação
291

Após a publicação do protocolo do Ministério da Saúde indicando a possibilidade de tratar o paciente com Covid-19 com cloroquina, hidroxicloriquina e azitromicina desde as primeiras manifestações da infecção, muitos municípios no País reformularam suas políticas locais para enfrentar a pandemia.

Em Gurupi, o secretário de Saúde, Gutierres Torquato afirmou ao Jornal Cocktail que a saúde pública em todo o município já está orientada para a mudança. “Já temos o plano de contingência municipal que trazia a possiblidade de tratamento com estes medicamentos e, agora com o protocolo do Ministério da Saúde e com o entendimento do Conselho Federal de Medicina, não por quê esperarmos mais”, disse o secretário.

Além do isolamento, que será mantido desde a detecção da infecção, a secretaria de Saúde já orientou sobre a possibilidade de utilização do kit nos casos leves e moderados. Gutierres lembra que esta é uma decisão do médico em conjunto com o paciente. “Não desconhecemos o fato que estes remédios ainda não são unanimidade, por isso é importante que fique claro da parte dos pacientes que há contraindicações”, completa.

O objetivo é claro, segundo o secretário: se antecipar aos estágios mais avançados da doença, não permitir o agravamento. “Temos muitos relatos de sucesso quanto ao uso dos medicamentos tanto no Brasil, a exemplo do Estado do Piauí, como no mundo”, disse Gutierres.

O recurso para aquisição dos remédios são os que o governo federal vem destinando ao município. “Gurupi terá os kits para que a comunidade possa usar sob o comando dos nossos médicos”, informa. “Assim que o paciente for testado positivo em qualquer ponto de atendimento do município, ele será orientado a procurar a UPA. É lá que ele será avaliado pelo médico para então começar o tratamento”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.