negócios

Tocantins recebe R$ 1,5 bilhão em investimento privado e gera 8,6 mil novos postos de trabalho

Governo do Tocantins tem atraído grandes empresas para o estado, como a varejista on-line Shopee, que acaba de inaugurar um hub logístico em Palmas, a segunda instalada na região Norte do país

27/04/2024 12h03
Por: Redação

Os investimentos realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), na modernização e ampliação da infraestrutura, na concessão de incentivos fiscais e na garantia de segurança jurídica, têm gerado resultados ao Tocantins que, desde 2022, vem atraindo grandes investidores. De fertilizantes à mineração, nove indústrias já tornaram públicos seus significativos investimentos no estado.

Na primeira semana de abril, a varejista on-line Shopee inaugurou um hub logístico em Palmas. A unidade é a segunda instalada na região Norte do país e tem o objetivo de aproximar os vendedores e compradores, otimizando o processo de entrega. A implantação do hub contribuirá para o fortalecimento econômico da região, como destaca o head de Expansão Logística da Shopee, Rafael Flores. “Queremos impulsionar ainda mais a economia local, gerando empregos e oportunidades para os parceiros”, afirmou.

A Shopee, no entanto, não é a única grande empresa a encontrar no Tocantins o destino para expandir seus negócios. Somente em abril, foram anunciadas a implantação de uma fábrica de colchões da Gazin, em Araguatins; e a ampliação da estrutura de abate do frigorífico da Masterboi, em Nova Olinda. Somados, os dois empreendimentos serão responsáveis pela geração de mais de 700 empregos diretos.

Outras empresas que estão em fase de implantação no estado são as indústrias de fertilizantes Mosaic e Fertipar; as mineradoras Serra Alta, Riomar e Bolt, e a Pérola Maranhense, que trabalha com o beneficiamento de arroz. Além da Minercal, do ramo de extração de calcário e dolomita, que anunciou que irá reinvestir em sua unidade no Tocantins.

“Nosso papel é garantir o bom funcionamento dos setores produtivos, para que mais investidores se sintam seguros em apostar no Tocantins. Modernizar e expandir nossa infraestrutura, garantir a competitividade e proporcionar a segurança jurídica necessária para que esses empresários vejam um futuro promissor no nosso estado. Tudo é feito pensando no retorno para a população, não é realizado nenhum investimento que não tenha a previsão de gerar emprego e renda para os tocantinenses”, enfatiza o governador Wanderlei Barbosa.

Política de atração de investimentos

O Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) foi criado em 2022 e tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, ressalta que o programa atua em diversas frentes. “O Pics é um programa estratégico que visa criar um ambiente atrativo e competitivo para os investidores, com investimentos na criação de Distritos Industriais e modernização dos já existentes, criação de políticas públicas para qualificação de mão de obra, de inovação e tecnologia, e de benefícios fiscais”, explica o secretário, reforçando que o Tocantins está localizado em uma posição privilegiada, pois faz fronteira com diversos outros estados. “Isso deixa claro a necessidade de um projeto de infraestrutura e logística moderna e funcional”, pontua o gestor.

O Pics, apesar de recente, já apresenta sinais na economia. Em 2023, o Tocantins registrou a maior redução da taxa de desemprego no país (de 15% para 5,8%) e a economia que mais cresceu 11,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De 2022 até o momento, 98 indústrias anunciaram investimentos no Tocantins. Isso representa a geração de mais de 8,6 mil novos postos de trabalho e a injeção de quase R$ 1,5 bilhão na economia tocantinense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 18°
21°

Sensação

1.91 km/h

Vento

38%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio