EDUCAÇÃO EM FOCO

Estudantes  de Tocantinópolis selecionados para o Programa de Iniciação Científica na área de Linguagens recebem certificados

Os estudantes selecionados serão orientados pela professora Marynalva Abreu durante a elaboração do projeto de pesquisa,

07/05/2024 10h01
Por: Redação
Fonte: Zacarias Martins

O Colégio Estadual Dom Orione, localizado  em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio,  publicou o resultado final do processo seletivo para o Programa de Iniciação Científica referente ao Edital nº 001/2024 e anunciou os estudantes selecionados para participar da pesquisa  Literatura Tocantinense e Ensino na Educação Básica, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Literatura Tocantinense (GEPLIT), cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

Participaram do seletivo 43 alunos da 1ª série do Ensino Médio e foram selecionados 16, com base no desempenho acadêmico, avaliação de carta de intenção, realização de entrevista e manifestação de interesse em pesquisa científica.
Os estudantes selecionados receberam certificados em uma cerimônia especial realizada na Unidade Escolar, durante o momento cívico, nesta segunda feira, dia 06 Essa iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento acadêmico dos alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de se envolverem em projetos de pesquisa sob a orientação de professores experientes.

“Estamos muito orgulhosos dos estudantes selecionados e animados para vê-los mergulhar no mundo da pesquisa científica, pois essa experiência será fundamental para o crescimento acadêmico e profissional deles" afirmou a professora Marynalva Abreu, coordenadora do Programa de Iniciação Científica. 

Os estudantes selecionados serão orientados pela professora durante a elaboração do projeto de pesquisa, em seguida aplicarão questionários para investigar os hábitos de leitura e verificar se os estudantes da rede pública e privada de Tocantinópolis conhecem obras literárias ou textos de escritores tocantinenses.

O principal objetivo do respectivo programa é fazer o levantamento de dados que possam contribuir para a divulgação e o reconhecimento da literatura tocantinense, para isso os jovens pesquisadores selecionados também executarão, entre maio de 2024 e dezembro de 2025, outras atividades para explorar as diversas áreas do conhecimento científico e contribuir para o avanço da pesquisa na Educação Básica no estado do Tocantins.

Estudantes selecionados

Ana Cleide Moreira de Sousa, Ana Beatriz de Morais Silva, Ana Júlia Marinho Lourenço Dias, Débora Cardoso Bandeira, Emilly Lorrany Gerhardt Oliveira, Esterfanny Guedes Ribeiro, Fernanda Lissa Melo Morais, Hillary Lara Ferreira Feitosa, Júlia Karolline Rodrigues Milhomem, Lara Vitória Alves Castro, Lucas Pimentel Marinho Aguiar, Luis Henrique Alves M. da Costa, Natiely Vitória Pereira de Sousa, Nikoly Santos Silva, Sarah Leticia Armando da Silva e Yasmim da Silva Lima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Tocantinópolis - TO Notícias de Tocantinópolis - TO
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 18°
21°

Sensação

1.91 km/h

Vento

38%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio