compromisso

Governo do Tocantins assina Pacto para promover e multiplicar ações de desenvolvimento do ecossistema da inovação em Palmas e no Tocantins

Pelo pacto, todas as entidades se comprometem a participar das ações, informar eventos e notícias para sua divulgação

16/05/2024 22h33
Por: Redação

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na solenidade de assinatura do Pacto pela Inovação. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 16, na 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), com a presença de 21 atores envolvidos no Pacto, que visa promover ações para fortalecer o Ecossistema de Inovação em Palmas e no Tocantins.

Com essa iniciativa os atores apostam em uma cultura de inovação e empreendedorismo que torne a economia de Palmas mais competitiva, inovadora, sustentável e com impacto no desenvolvimento do Estado. O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, disse que o Pacto pela Inovação vem ao encontro das recomendações do governador Wanderlei Barbosa, de adotar uma política de inovação, ao explicar que em um dos primeiros atos criou o Comitê de Governança para organização da estrutura administrativa visando melhor atender a população. 

"Quando você envolve  todos os segmentos do Governo do Estado com os demais segmentos públicos e privados é possível potencializar a capacidade do Governo de dar as respostas necessárias que a comunidade demanda. Essa iniciativa vem para colaborar com a estrutura dos órgãos públicos para melhor atender a comunidade e promover o desenvolvimento econômico e social", salientou.

Pactuaram na iniciativa órgãos públicos, empresárias, de conhecimento, de habitats de inovação, instituições, de fomento e sociedade civil, que pretendem ser protagonistas  no fomento à inovação e ao empreendedorismo, contribuindo  para o desenvolvimento de Palmas e do Tocantins.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, disse que construir um processo forte e sustentável de desenvolvimento econômico exige um esforço constante, é um processo de pesquisa e desenvolvimento, é um processo de inovação. "A inovação precede o desenvolvimento econômico, por isso a importância do que está sendo pactuado aqui hoje", explicou.

Já o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Carlos Bovolato, explicou que o Pacto pela Inovação é uma iniciativa da instituição, mas que os parceiros participam de forma igualitária e o objetivo principal é aproximar e conhecer cada instituição, o que se faz e potencializar as ações, compartilhar soluções e iniciativas. "A partir dessa assinatura simbólica passamos a construir um plano de ações, uma governança mínima. Tenho certeza que a partir do fortalecimento das relações vamos aproveitar o potencial que temos a oferecer com vistas ao desenvolvimento do Tocantins", comentou.

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou o ato como um momento importante, porque quando se trata de inovação é preciso fazer a integração entre as organizações públicas e privadas e as universidades. "A partir desse momento se constrói uma sinergia entre esses pilares e o Governo passa a ser um indutor desse processo tão importante e valoroso para o desenvolvimento do Estado. A gente não consegue desenvolver o agronegócio, o turismo e todas as cadeias produtivas sem pensar na inovação”, salientou o reitor. 

Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema este ano a Bioeconomia. 

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio