feira agro

Governo do Tocantins movimentou a Agricultura Familiar na Agrotins 2024 com vitrines tecnológicas e novas parcerias

O evento, ocorrido entre os dias 14 e 18 de maio, atraiu centenas de participantes e ofereceu uma vitrine de tecnologias para diversas cadeias produtivas

20/05/2024 11h35
Por: Redação

A 24ª edição da Agrotins 2024, maior feira de Tecnologia Agropecuária da região norte do Brasil, realizada pelo Governo do Estado do Tocantins e diversos parceiros, chegou ao fim, destacando-se como um evento transformador. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), desempenhou um papel central no pavilhão da agricultura familiar, apresentando uma vitrine de tecnologias para diversas cadeias produtivas e promovendo uma nova plataforma de desenvolvimento sustentável no Tocantins. O evento, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de maio, atraiu centenas de participantes, oferecendo capacitações, treinamentos e oportunidades de financiamento.

Destaques Tecnológicos e Capacitações

Abelhas:

Um espaço que atraiu muitos visitantes pelo clima oferecido na agrofloresta, foi a trilha do conhecimento, onde a exposição de abelhas atraiu produtores e crianças, com a degustação de mel, cenários para fotografias e técnicos especializados, trazendo explicações sobre o cultivo adequado de abelhas.

De acordo o técnico do Ruraltins Wandro Cruz, a criação de abelhas é fundamental para a preservação do meio ambiente, visto que elas são responsáveis pela polinização de muitas culturas agrícolas. O técnico agropecuário, comentou sobre a importância da meliponicultura:

“Quem cria abelhas preserva o meio ambiente. A abelha precisa de cuidados e manejo corretos. Aqui na Agrotins, mostramos técnicas de manejo, alimentação e combate aos inimigos naturais para garantir a produção de mel e a preservação das espécies”, explicou Wandro.

Hidroponia:

A atividade que houve grande procura de informações pelos produtores foi também a hidroponia, que de acordo com o técnico agropecuário do Ruraltins, Felismino Coelho, é um método inovador de cultivo de plantas sem solo. O técnico, destacou a importância da vitrine na feira:

“Aqui explicamos o manejo desde a produção de hortaliças saudáveis até as técnicas diferenciadas que vão impulsionar a hidroponia no Tocantins. Este sistema é promissor e está crescendo rapidamente na região”, disse Felismino.

Aquaponia:

A aquaponia, uma alternativa de destaque para pequenas áreas produtivas combina a criação de peixes com o cultivo de plantas em um sistema integrado e sustentável. Renan de Sousa, engenheiro de pesca, apresentou uma abordagem simplificada da aquaponia:

“Nessa edição, trouxemos uma forma simplificada de aquaponia, utilizando containers reciclados. A ideia é criar um ciclo sustentável onde a produção de peixes e hortaliças ocorre simultaneamente, utilizando a filtragem biológica para transformar amônia em nitrato”, contextualizou Renan.

Ovinocultura:

A ovinocultura é importante para a produção de carne e lã, também teve destaque. Kerolayny Cristiny, zootecnista, falou sobre as inovações na ovinocultura:

“Trouxemos tecnologias que aumentam a produtividade e rentabilidade, além de diminuir os custos. Tivemos palestras sobre mineralização na dieta de ovinos e caprinos e estaremos disponíveis para atender todos os produtores”, afirmou a zootecnista.

Crédito Rural:

O acesso ao crédito rural, uma das ações mais procuradas pelos produtores, é importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. Rafael Massaro, gerente de crédito do Ruraltins, relatou a intensa procura por crédito:

“O crédito fez um atendimento bastante robusto, houve muita procura e também houve a emissão de CAF, o cadastro ambiental rural para os agricultores, com propostas realizadas inclusive na feira. Fechamos o contrato de convênio com o Sicredi para atender produtores de todo o estado”, relatou o gerente.

 Fruticultura:

A fruticultura, especialmente a produção de maracujá, teve a visita de dezenas de produtores que receberam orientações sobre o cultivo, manejo e as principais espécies de mercado. O extensionista Reinaldo Silva, falou sobre a proposta da vitrine:

“A vitrine de fruticultura trouxe cultivares de maracujá como FB200, FB300, gigante amarelo e o redondo. Mostramos desde o plantio até o manejo de podas, pragas e doenças, garantindo um produto final de alta qualidade”, ressaltou o extensionista.

Piscicultura:

A piscicultura, é a unidade que se destaca em todas as edições da Agrotins, nesta feira, o engenheiro de pesca Andrey Costa, apresentou novas possibilidade de aumentar a produtividade na mesma área, em menor período de tempo, além disso, mostrou a viabilidade econômica para a produção de peixes de consumo:

“Nesta edição, a vitrine de piscicultura trouxe tecnologias como o escalonamento de produção, permitindo que uma área produza peixes prontos para venda a cada três meses. Com um investimento de 50 mil reais, é possível implementar essa infraestrutura, duplicando a produtividade”, pontuou o engenheiro.

Seminários e Workshops

Durante a feira o Ruraltins teve uma programação de seminários e workshp, onde foi debatido temas como Compras Governamentais.

 

O gerente de aquisição de alimentos, Odair José Araújo, explicou a importância de trazer o seminário durante a Agrotins:

“Nós discutimos a execução do Programa de Aquisição de Alimentos dentro do Estado do Tocantins. Desde sua criação em 2005 até hoje, já aplicamos 111 milhões de reais na agricultura familiar através do Ruraltins, beneficiando 28.500 agricultores e um público alvo de 1.300.000 pessoas. Com a Conab, MDA, e as prefeituras, trouxemos essa discussão para aperfeiçoar os recursos do Ruraltins e garantir que cheguem diretamente aos agricultores familiares. Tivemos uma mesa redonda onde os agricultores puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre o programa” explicou o gerente.

Workshop de Avicultura:

O auditório do pavilhão da agricultura familiar reuniu mais de 150 participantes entre produtores e técnicos, para saber mais sobre a criação de aves. O médico veterinário, Hélio Sousa, destacou a importância do Workshop para os produtores:

“O auditório esteve lotado com produtores e técnicos que receberam treinamento sobre criação de aves. Trabalhamos sistemas de produção desde a criação até o abate das aves. Nossa intenção é oferecer ao avicultor familiar a oportunidade de tirar suas dúvidas e levar essas tecnologias para suas atividades”, detalhou o zootecnista.

 Parcerias e Visitas Ilustres

A Agrotins também foi palco para importantes parcerias e anúncios. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visitou o estande do Ruraltins e anunciou um empenho de aproximadamente 5 milhões de reais para um convênio de mecanização para a agricultura familiar, que será executado pelo Ruraltins. Este convênio permitirá a aquisição de 115 kits de equipamentos leves, beneficiando 15 mil pequenos produtores em 90 municípios.

 Satisfação com a Feira

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, expressou sua satisfação com a feira:

“A Agrotins 2024 foi um grande sucesso, refletindo nosso compromisso com o desenvolvimento das cadeias produtivas no Tocantins. As parcerias firmadas e os anúncios feitos, como o convênio com o Banco do Brasil e Sicredi, além do apoio do Governo Federal, e do Governo do Tocantins, como também o apoio do deputado federal Vicentinho Junior, são exemplos do nosso esforço contínuo para fortalecer a agricultura familiar no Tocantins. Agradeço a todos os participantes e parceiros pelo apoio e pela colaboração, com o nosso agricultor, produtor rural, que confia em nosso trabalho, na extensão rural do nosso Estado”, finalizou o presidente Washington.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio