eleições

Com TRE-TO como polo, Justiça Eleitoral dá início a testes de campo para manter excelência nos serviços

Os testes dos sistemas eleitorais vão acontecer durante toda essa semana, finalizando na sexta-feira, 24.

20/05/2024 12h09
Por: Redação

 

Para garantir a lisura dos sistemas e a excelência nos serviços eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou nesta segunda-feira, 20, como um dos polos, o "5º Teste em campo dos sistemas de prestação de contas eleitorais", promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A abertura da ação foi realizada pelo diretor-geral do tribunal, Jonas Demostene Ramos. Os testes seguem até a próxima sexta-feira, 24.

“Com entusiasmo e satisfação, o TRE-TO é um dos polos escolhidos para realizar esse teste no campo do sistema de prestação de contas de 2024. A capacidade técnica presente aqui é representada por cada um de vocês que estão participando. Se fossemos contar a experiência e o conhecimento reunidos aqui, chegaríamos a algo imensurável dada a extensão de nossa formação”, afirmou o diretor-geral, Jonas Demostene Ramos.

Ainda na ocasião, o diretor-geral expressou solidariedade à população do Rio Grande do Sul. Vale destacar que, neste ciclo, os testes contam com a contribuição de servidores do TRE-RS. “Portanto, ao povo gaúcho, pedimos a Deus que lhes conceda a capacidade de resiliência entre si, no trabalho, no pioneirismo, na determinação, na obstinação para reconstruir. E todos nós expressamos nossa solidariedade!”, ressaltou.

Segurança dos sistemas eleitorais

Conforme definido no Calendário de Testes relativos às Eleições de 2024, além do TRE-TO, os tribunais eleitorais de Rondônia e Paraíba também serão polos para os testes. Essas ações visam avaliar as funcionalidades e melhorias dos sistemas de prestação de contas (cadastro, web e análise) desenvolvidos para as próximas eleições, além de ser um momento de compartilhamento de experiências.

O processo eleitoral é fundamentado na segurança e transparência em todas as etapas das eleições. A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a integridade das eleições. Portanto, medidas como essas asseguram que os sistemas utilizados nas próximas eleições estejam ainda mais confiáveis e atendam às necessidades da democracia.

Participação tocantinense

Do TRE-TO, atuam os servidores da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa): Keila Maria Luiz dos Santos Tanganeli, Francisco Alves Cardoso Filho e José Sonimar de Sousa Matos Júnior. Também participam as servidoras dos cartórios da Justiça Eleitoral: Lucimaria Alves de Araújo, Ludimila Lemos e Sirlene Freire Lemos.

Boas-vindas

A servidora Keila Tanganeli desejou um evento produtivo e com resultados positivos à equipe participante. “Gostaria de agradecer e acolhê-los realmente. Sejam bem-vindos ao Tocantins, esta terra do calor, mas que também tem um coração quente para recebê-los aqui”, declarou.

Outros TREs

Servidores do TSE e de vários tribunais regionais eleitorais atuarão como multiplicadores em suas bases, bem como TREs de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Confira na íntegra a lista com os nomes de todos os participantes.

Do TSE, a servidora da Asepa Juliana Magalhães de Miranda, que conduziu as atividades no primeiro dia de testes, agradeceu a recepção e dedicação da equipe tocantinense. “Então, muito obrigada à equipe do Tocantins. Estamos impressionados com a receptividade, comprometimento e acolhimento. Com todo esse cuidado e preparação, temos certeza de que os testes serão um sucesso”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO Notícias de Palmas - TO
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio