imunização

Prefeitura de Gurupi inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Para garantir a imunização, os pais devem levar seus filhos a uma Unidade de Saúde da Família (USF), portando a caderneta de vacinação.

27/05/2024 11h49
Por: Redação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite nesta segunda-feira, 27 de maio. A campanha se estenderá até o dia 14 de junho e acontecerá em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do Munícipio, e tem como objetivo imunizar crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A meta é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária em Gurupi.

Para garantir a imunização, os pais devem levar seus filhos a uma Unidade de Saúde da Família (USF), portando a caderneta de vacinação. A vacina é essencial para a proteção contra a poliomielite, uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, a doença pode evoluir para óbito.

A coordenadora de Imunização da Semus, Nara Noleto, destacou a importância da campanha. "A estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994. A mobilização dos pais e responsáveis é crucial para garantir que todas as crianças continuem protegidas contra essa doença”.

As crianças de 1 ano e menores de 5 anos devem ser vacinadas com a vacina oral independente de terem sido imunizadas anteriormente com a gotinha. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso. Durante a campanha também será feita a atualização da caderneta de vacinação para todas as faixas etárias. 

Dia D

O dia D da campanha acontecerá em 8 de junho, também em todas as USFs do município. E os pais ou responsáveis poderão aproveitar para atualizarem o cartão de vacina das crianças de todas as faixas etárias. Nesta data também ocorrerá a atualização de peso para os beneficiários do programa Bolsa Família.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio