Entretenimento

Podcast Mundo Criativo recebe Ana Di Monteiro, Carolinne Macedo e Túlio de Melo para falarem de projetos audiovisuais

17ª edição do Podcast irá ao ar nesta sexta, 31

30/05/2024 11h14
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Projetos na área do audiovisual estarão na conversa de Ronaldo Teixeira, idealizador e apresentador do Podcast Mundo Criativo, com os produtores culturais Ana Di Monteiro, Caroline Macedo e Túlio de Melo, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo a partir das 13h desta sexta-feira, 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo esses três agentes culturais do audiovisual conversarão sobre seus projetos. “Nesse podcast, vamos ficar por dentro de tudo o que esses três estão aprontando nessa área” , ressaltou.

 

Prazer, Ana Carolina – por Ana Di Monteiro

É um curta autobiográfico que visa contar a história de Ana Carolina que está em sua jornada de autoconhecimento. Ela decide seguir seu sonho de ser atriz e assim se inicia sua jornada de amadurecimento em seu período de transformação em que se é jovem adulta. O curta conta com interações artísticas como canto, dança, circo. Ele se passa todo dentro do teatro juntando a linguagem teatral com a cinematográfica”.

 

Cine Clube Flácido – por Carolinne Macedo

O projeto prevê a realização de sessões de exibição e mediação cinematográficas visando a consolidação de um Cineclube em Palmas (TO). Para este projeto, o Coletivo Flácido firma parceria com o Cinecultura Sala Sinhozinho, sala administrada pela Fundação Cultural de Palmas. Com o total de seis encontros ao longo do ano de 2024, sendo três deles no primeiro semestre e três no segundo, planejados para os meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro, esses encontros contemplam a exibição de um filme, ao final da qual haverá a mediação de uma conversa em torno do filme, conduzida por Carolinne Macedo, crítica de cinema, e um convidado. As sessões serão gratuitas e a seleção dos filmes e respectivos convidados serão feitas de acordo com a programação do cinema no período, dando preferência para filmes legendados por uma questão de acessibilidade.

 

Invisibilidade – por Túlio de Melo

Sobre o filme de curta-metragem “Invisibilidade” que acabamos de fazer a estreia em Palmas (TO) no Cine Cultura e em Copacabana no Rio de Janeiro (RJ). Sinopse: O “Invisibilidade” é um filme de ficção baseado em fatos reais. Um filme que fala da invisibilidade das mulheres travestis no Brasil. Link do trailer: Trailer do filme de ficção - Invisibilidade. Um filme de Túlio de Melo - 2024

 

Ana Di Monteiro

Ana Di Monteiro é atriz, produtora e empreendedora. Formada como atriz pelo LA Film e administradora pelo Mackenzie, Di Monteiro possui em seu currículo peças teatrais, musicais e filmes. Seu último longa foi Blur que se encontra na Prime Box Brasil. Recentemente foi premiada nos festivais New York Movie Awards e Athens International Monthly Art Film Festival (AIMAFF).

 

Carolinne Macedo

Carolinne Macedo, 33 anos, produtora de conteúdo literário e comentarista de cinema. Farmacêutica sanitarista de formação, cearense de nascimento (Crato-CE) e tocantinense de coração. Leitora apaixonada e cinéfila incurável. Escreve resenhas e indicações de livros, séries e filmes nas redes sociais desde 2020 e é blogueira nas horas vagas. Colabora na curadoria e debates de Clubes de livro e Cineclubes com o objetivo de promover o interesse e ampliação das culturas literária e cinematográfica.

 

Túlio de Melo

Túlio de Melo iniciou a sua trajetória artística há mais de 10 anos como pesquisador no campo da Filosofia do Cinema. É formado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Ética e Ensino de Filosofia pela UFT. Especialista em Documentação Audiovisual pela UFT. Mestre em Filosofia pela UFT. Acadêmico do curso de Bacharel em Jornalismo pela UFT. No desenvolvimento de sua pesquisa no campo do cinema, produziu diversos artigos publicados em revistas acadêmicas e foi um dos autores do Novo Documento Curricular do Território do Tocantins, ao introduzir uma oficina de cinema como um dos Itinerários Formativos das Áreas de Ciências Humanas. Atualmente atua como produtor da produtora de filmes independente – GBM Filmes, uma produtora registrada na ANCINE. Como diretor e roteirista, já participou de mais de 70 festivais e mostras de cinema nacional e internacional, e ganhou mais de 30 prêmios e menções honrosas. Foi diretor e roteirista de seis obras entre longas-metragens e curtas-metragens, destacando-se o documentário “Zé Onça, relatos de uma memória” de 2021, o filme tocantinense com maior número de participações em festivais de cinema e premiações. Dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Performance do Real” de 2020, o curta-metragem “Fundição” de 2022, o longa-metragem “O livro” de 2023, e o curta-metragem de ficção “Invisibilidade” de 2024. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem de documentário "Ourivesaria Artesanal de Natividade" um documentário que faz parte do processo de registro das joias de Natividade como patrimônio histórico. Atualmente está produzindo dois documentários e um filme de curta-metragem de ficção com apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo.

 

Conteúdo e metodologia

O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados. “No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.

 

Ronaldo Teixeira - Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", também aprovado no Promic 2019; e também o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos "Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho", no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; e “Oficina de Luthieria Convencional”, de Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo II. E ainda teve três projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.

 

Serviço

O quê: Podcast Mundo Criativo recebe Ana Di Monteiro, Carolinne Macedo e Túlio de Melo para falarem sobre projetos audiovisuais no Tocantins

Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet

Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)

Quando: 31 de maio/2024

Horário: 13h

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio