LANÇAMENTO

'Saudades do meu gato Dom': primeiro livro de literatura do Tocantins a ser lançado em três formatos diferentes

O lançamento do audiobook está marcado para 6 de junho na cidade de Araguaína

05/06/2024 14h34Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Foto: Raillander
Foto: Raillander

O lançamento do livro Saudades do meu gato Dom, uma obra literária de Francisco Neto Pereira Pinto, será no dia 6 de junho de 2024, às 9h, no auditório da Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína.

O evento é uma iniciativa conjunta da direção da Escola e da Coordenação do Curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins, e o lançamento marca um momento histórico para a literatura do Tocantins, sendo o primeiro livro da região a ser disponibilizado em três formatos distintos: impresso, digital e audiobook. Você já pode apreciar o booktrailer agora mesmo no Youtube

Para o autor, a ideia de escrever o livro ocorreu três meses após a morte de Dom, que se deu em abril de 2023. “A primeira razão para escrever esse conto se traduz em uma estratégia para lidar com a saudade do Dom, como uma maneira de trabalhar o luto. A segunda, veio do desejo de ajudar outras pessoas que também já passaram ou estão passando pela experiência de perder o seu bichinho de estimação, que para muitos é como um membro da família, como um filho. Observei que muitas pessoas têm vergonha de dizer que estão sofrendo com a perda do pet. Acham que esse tipo de luto não é legítimo. Esse livro, então, é um testemunho de que a pessoa não está sozinha, e que não é vergonha nenhuma o sofrimento pelo animalzinho amado que partiu”.

Para quem ficou curioso, o primeiro capítulo está disponível na Mercado de Letras https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-23-04-24-17-41-42.pdf. A obra é um conto testemunho que, através de uma narrativa poética, compartilha a jornada do autor como pai do Gato Dom. Desde a adoção do felino, um gato de rua, até o doloroso adeus causado por uma espécie de câncer, o autor tece memórias de infância, laços familiares, a chegada dos filhos humanos e seu processo de luto. Saudades do meu gato Dom é mais do que uma história sobre um animal de estimação; é um relato que explora a profundidade dos laços afetivos e o impacto da perda.

Ouça o primeiro capítulo na voz do próprio autor no Spotfy. https://open.spotify.com/show/1DN3xREEhiu7NRfGieiuw2

Para Guilherme Marroques, acadêmico de Medicina, “Saudades do meu gato Dom é um livro que explora aspectos da vida humana vivenciadas pelo gatinho Dom e seus tutores. Fala sobre paixão, amor, fervor, medos, coragem, alegria, tristeza, cuidado, luto e a fugacidade da vida”. Para Marroques, podemos aprender muito com a história de Dom: “Dom viveu intensamente, e apesar de sua vida precoce, deixou memórias, amor e também a dor de sua partida. Ao ver sua vida curta, porém intensa, me pergunto se não deveria ser um pouco mais como ele, que apesar de suas dores passadas, teve a coragem de aprender a amar novamente, apesar de ser contrariado, não se deixava abater, e até nos seus momentos de dor, não perdeu a coragem. Assim como Dom, quero vivenciar intensamente, apesar das dores da vida, e deixar um legado como o pequeno gato Dom deixou”.

Veja o livro na Amazon: Link. O livro já está disponível na Amazon nos formatos impresso e digital e, em breve, no formato audiobook no Spotfy, na Audible e nas outras principais plataformas do Brasil, para que você possa desfrutar desta linda história como preferir. Não perca a oportunidade de ser parte deste momento literário único e de celebrar a riqueza da literatura tocantinense.

Siga o autor nas redes sociais: Instagram Francisco Neto Pereira Pinto é esposo da Ana Paula e pai de quatro filhos: dois humanos, o Théo e o Ravi, e dois quatro patas: o Dom - já falecido, e a Calíope. É Doutor em Letras, psicanalista, professor de graduação e de doutorado, além de escrever literatura para adultos e crianças. Já publicou os livros sobre a vida e outras coisas, em 2018, À beira do Araguaia, em 2021, O gato Dom, em 2022, e Você vai ganhar um irmãozinho, em 2023. Também produziu um curso online de redação voltado para o Enem e para concursos públicos, o Curso de Redação Escreva Bem. Hoje o maior sonho de Francisco Neto é poder equilibrar melhor como gasta o seu tempo entre trabalho e família – para poder participar mais ativamente da criação dos seus filhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 23h03
23°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 20°
22°

Sensação

2.84 km/h

Vento

40%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio