habitação

Prefeitura de Gurupi recebe área para beneficiar 100 famílias com moradias e assina protocolo visando novo Centro Administrativo

O Município recebeu da SPU uma área de 23.548,41 m²

07/06/2024 16h12
Por: Redação

A Prefeitura de Gurupi, em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins, recebeu uma área no Park Filó Moreira onde serão construídas 100 unidades habitacionais populares e assinou um protocolo de intenções visando a construção de um novo Centro Administrativo Municipal, também no Park, que fica localizado na antiga área do DNIT, na entrada Sul da cidade. A solenidade de entrega e assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 07, e contou com a presença de várias autoridades locais e estaduais.

O Município recebeu da SPU uma área de 23.548,41 m² onde serão construídas 100 moradias populares, pleiteadas pelo programa Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os imóveis vão beneficiar famílias já cadastradas pelo Movimento, sendo prioritariamente mães de família beneficiárias do Programa Bolsa Família, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, a prefeita Josi Nunes também assinou um protocolo de intenções com o superintendente da SPU no Tocantins, Edy César, visando a construção de um novo Centro Administrativo da Prefeitura no Filó Moreira.

A prefeita Josi Nunes destacou a importância da parceria com a SPU e com o MNLM, enfatizando o impacto positivo que essa iniciativa terá na comunidade. "Essa parceria é crucial para beneficiar famílias carentes. Este é apenas o começo do nosso projeto habitacional, pelo qual cadastramos 2 mil moradias junto ao Governo Federal. Nós inscrevemos 4 projetos habitacionais. Gurupi foi contemplada com essas 100 e nossa expectativa é que ainda esse ano sejam liberadas mais 144 unidades habitacionais para nossa cidade, por isso estou constantemente em Brasília para acompanhar esses processos", afirmou.

Além disso, a Prefeita expressou seu entusiasmo com o projeto de um novo Centro Administrativo, na qual foi assinado na ocasião. "Nós também solicitamos uma área para a construção de um novo Centro Administrativo em uma área mais centralizada e próxima da população. Atualmente, nossa sede administrativa está afastada da comunidade, o que dificulta o acesso dos cidadãos aos serviços municipais. Vamos pleitear recursos em Brasília para que esse projeto se torne realidade", disse.

O superintendente da SPU no Tocantins, Edy César, reforçou a visão integrada do projeto. "Fizemos um planejamento urbano para que a área do Park Filó Moreira se tornasse um grande centro administrativo e jurídico na cidade, com diversos aparelhos públicos. A criação do programa habitacional é uma proposta inovadora que visa melhorar a qualidade de vida do povo de Gurupi. Esse grande projeto integrado só é possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal e à boa relação que a prefeita Josi Nunes tem construído com o Governo Federal", comentou.

O diretor do MNLM, Bismarque Miranda, ressaltou a importância da união de esforços para viabilizar o projeto. "A parceria com o Ministério das Cidades, a SPU e a Prefeitura de Gurupi foi fundamental para a concretização desse sonho. A união de esforços foi essencial para garantir essa área bem localizada e viabilizar a construção das 100 unidades habitacionais. É um projeto popular que vai trazer dignidade para 100 famílias de baixa renda", afirmou Miranda.

OAB e Casa da Mulher Tocantinense

Na oportunidade também foi entregue pela SPU uma área de 2.025,00 m² para abrigar a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Park Filó Moreira, em Gurupi. No local, também será implementado um Núcleo de Advocacia Dativa, cujo o objetivo é proporcionar assistência jurídica em processos judiciais para pessoas que não têm recursos financeiros para arcar com honorários advocatícios.

Outro protocolo de intenções assinado foi com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, visando a construção da Casa da Mulher Tocantinense no Park Filó Moreira. O objetivo é oferecer serviços especializados para vítimas dos mais diversos tipos de violência contra as mulheres, incluindo acolhimento, triagem, apoio psicossocial, patrulha Maria da Penha, delegacia, juizado, ministério público, defensoria pública, promoção da autonomia econômica, cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes.

Visitas às áreas

Após a solenidade de assinaturas e entregas, as autoridades e público presente realizaram visitas nas áreas onde serão construídas as moradias populares e a nova sede da OAB em Gurupi. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 02h03
22°
Tempo limpo Máxima: 35° - Mínima: 19°
21°

Sensação

2.8 km/h

Vento

42%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio