eleições 2024

Pisoni propõe UPA Infantil 24 horas e mostra exemplo de Araguaína

Pré-candidato diz que propostas para a Saúde pressionam prefeitura a agir

12/06/2024 15h17
Por: Redação

O pré-candidato à prefeitura de Gurupi, Cristiano Pisoni, trouxe sua mais recente proposta para a Saúde no município: a construção de uma UPA Infantil, mais conhecida como PAI (Pronto Atendimento Infantil). A proposta nasceu após visita de Pisoni à unidade existente em Araguaína, no início do mês de junho. “Nossas crianças merecem esse tipo de atendimento disponível 24 horas. A UPA convencional pode ser um ambiente hostil demais para elas, com pessoas chegando em estado grave, em desespero. Podemos evitar muitos traumas se tivermos esse lugar específico para atender os pequenos em Gurupi”, disse Pisoni.

A unidade PAI de Araguaína atende cerca de 100 crianças por dia e conta com leitos, recepções, farmácia, salas para classificação de risco do paciente, salas de serviço social, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, laboratório. A equipe é formada por mais de 100 profissionais incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, de laboratório e raio-x. “Queremos fazer o mesmo aqui em Gurupi. Com equipes preparadas, vamos poder atender crianças de todas as regiões da cidade com mais conforto e segurança para eles e para os pais, que terão menos preocupações ao precisarem da urgência e emergência para as suas crianças”, explicou Cristiano.

Cristiano explica que, com suas propostas de uma UPA Infantil e uma Clínica Escola especializada em atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), todas as crianças de Gurupi estarão mais bem assistidas: “típicas, atípicas, com ou sem deficiência. Nenhuma criança pode ficar de fora. Ouvi de uma mãe de criança com Síndrome de Down o descaso que ela sente, por não ter nenhum amparo diferente, nenhuma terapia disponível para a deficiência da filha. Essas crianças precisam de uma atenção multidisciplinar e que não exclua nenhuma delas. É um direito básico das nossas crianças. Uma cidade do tamanho de Gurupi ainda não se adequar a isso, não dá”, defendeu.

Prefeitura só age sob pressão

“Nossa preocupação com atendimento especializado veio após muitas famílias de crianças com TEA nos relatarem o desamparo por parte do município. Depois que apresentei a proposta da Clínica para crianças com autismo e de o Ministério Público fazer pressão, a prefeitura deu uma ‘improvisada’ e abriu os atendimentos para essas crianças, mas estamos recebendo reclamações sobre a qualidade e a duração dos atendimentos. Estamos de olho”, disse Pisoni, que desde o início de sua pré-campanha, abraçou a bandeira das famílias do Espectro e agora diz estar comprometido com todas as crianças e jovens com deficiência.

No dia 04 de junho foi publicada matéria no site do Ministério Público do Tocantins (MPTO) que detalha o parecer emitido em uma ação judicial, “reforçando a necessidade do Município de Gurupi fornecer tratamento multidisciplinar aos pacientes com TEA, com a frequência necessária”. A ação civil pública determinou uma “multa diária no valor não inferior a R$ 5 mil, por dia de descumprimento da obrigação imposta em sede liminar”.

A manifestação destaca que “Gurupi não possui profissionais suficientes para atender à demanda de pacientes com TEA, além da falta de um espaço específico e da qualificação adequada de uma equipe multidisciplinar. No documento, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, responsável pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, ressaltou a importância da intervenção precoce e especializada para esses pacientes”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 18°
21°

Sensação

1.91 km/h

Vento

38%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio