Entretenimento

Podcast Mundo Criativo recebe os cineastas Edson Cabral, João Luiz Neiva e Nival Correia

19ª edição do Podcast irá ao ar nesta sexta, 14

13/06/2024 11h27
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Projetos audiovisuais e trajetórias individuais estarão na conversa de Ronaldo Teixeira, idealizador e apresentador do Podcast Mundo Criativo, com os cineastas e produtores culturais Edson Cabral, João Luiz Neiva e Nival Correia, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo a partir das 13h desta sexta-feira, 14 de junho. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo esses três profissionais do audiovisual irão falar de suas trajetórias e projetos em desenvolvimento. “Vamos ficar por dentro de tudo o que esses três grandes profissionais andam fazendo”,  ressaltou.

 

Edson Cabral

Edson Cabral de Oliveira é escritor, poeta, dramaturgo, compositor, ativista cultural, intelectual, administrador, professor universitário, pesquisador, palestrante, consultor, empresário e gestor público. Nasceu em 23 de outubro de 1959, em Natal (RN). Ainda pequeno, mudou-se com toda sua família para Brasília (DF), onde teve sua formação escolar/acadêmica e deu início em sua carreira como administrador. Na capital federal, Edson Cabral atuava no Ministério do Interior (MINTER) quando foi formada a Comissão Pró-Tocantins, que reunia lideranças e intelectuais em prol da emancipação do Norte Goiano. Em 1989, veio para Miracema – capital provisória do Tocantins, e posteriormente para Palmas, onde formou sua família e consolidou brilhante carreira, consagrando-se como um dos administradores/gestores mais admirados e respeitados do Estado do Tocantins. Graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília, com Especialização em Gestão Pública e MBAs em Liderança Empresarial e Designer Estratégico. Tem experiência em consultoria empresarial e pública. Possui vasta atuação na iniciativa privada, entidades classistas, Sistema S, faculdades e em diversos órgãos públicos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). No Tocantins atuou com destaque como Diretor Técnico do SEBRAE, Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas, Vice-Presidente do NATURATINS, Secretário Estadual de Administração, Membro-fundador do Conselho Regional de Administração (CRA-TO) e Presidente da Academia Palmense de Letras (APL), entre outros. Atualmente, é Presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR).

 

João Luiz Neiva

João Luiz Neiva Brito, jornalista, documentarista e pesquisador da cultura material e imaterial. Formação/Audiovisual: Curso de Roteiro, Roteiro de Documentário, com Marcelo Pedroso, pelo CANNE – Palmas (TO); Roteiro pelo Minc – Palmas (TO); Roteiro de Documentário, Di Moretti, pelo Instituto Icumam – Goiânia (GO); Direção / Série pelo Instituto Icumam – Goiânia (GO); Direção de Fotografia com Alziro Barbosa – CANNE – Palmas (TO). Trabalhos realizados: Tocantins Rio Afogado – DocTV 2005 – Média/Direção Roteiro; Projeto Cidade, Um Olhar na Arquitetura do Tocantins – Série – 7 episódios – curtas – Indicado para o Prêmio Rodrigo Melo de Franco – IPHAN – 2007; Direção e Roteiro O Giro da Folia de Cima – Doc. Média – Selecionado para o 1º Festival Etnográfico de Recife (PE), 2006 – Categoria – Novos Olhares; Direção e Roteiro / Altar de Pedra Canga – Doc – curta; Direção e Roteiro A promessa – Doc – curta – Edital/TO – curta/ Direção e  Roteiro / A Sanfona e a Flor – Ficção – curta - Edital/TO – curta/Direção e Roteiro /Projeto 21, um diálogo com o cinema – Série – 21 episódios – curta; Direção e Roteiro / Zé das Bicicletas – Doc – Curta/Direção e Roteiro; Big Banda – Doc – curta/ Direção e Roteiro; Plano de Voo  - Doc – curta/ Direção e Roteiro; Artesão – Doc – curta/ Direção e Roteiro; Entre todas as coisas – Doc – curta/Direção e Roteiro; Trinta e Mil e Quinhentos Dias – Doc  - curta/Direção e Roteiro; Palavras e Melodias – Série – 2 episódios – Média/Direção e Roteiro; Ruas e Quintais – Série – 3 episódios – Média/Direção e Roteiro; Entre o Céu e a Terra – Doc – curta/Direção e Roteiro; Os Aviadores – Doc – média/Direção e Roteiro; Memória Inaudita – Série – 3 episódios – Doc – curta/Direção e Roteiro.

 

Nival Correia

Dirigiu e roteirizou a série infantil de ficção, com 26 episódios de 13 minutos "O Boneco de Barro e o Rei" para a TV Brasil, com veiculação na EBC Pernambuco, EBC Bahia e TV Cultura e disponível hoje nas plataformas de streaming Amazon Prime Video, Now, Claro e Locke. Dirigiu a série "Amazon Fashion" com 11 episódios de 26 minutos para o Canal Fashion TV da Prime Box Brasil e atualmente disponível na no canal de streaming Amazon Prime Video. Dirigiu e roteirizou a série documentário "Esporte é Saúde" com oito episódios de 15 minutos sobre a importância do esporte para a saúde mental e física, veiculado na TV Record News Tocantins, em 2023. Dirigiu e roteirizou o longa-metragem de documentário "O Diário de Ana”, que trata sobre o suicídio de jovens no Brasil, selecionado para a Mostra de cinema do Sesc 2023. Diretor de produção do longa "Sol da Bahia”, direção geral de Orlando Senna para o canal CinebrasilTV. Dirigiu o curta metragem infantil "Menina Bonita de Tranças”, o qual foi selecionado no 46º Festival de Cinema de Gramado (RS), na Trakinagem - Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte – 2018, no 13º Festival Chico de Cinema e Vídeo do Tocantins – 2018, na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – 2019 e agora no 9º Festival de Cine Estudantil Fenacies (Uruguay). E vencedor do prêmio especial no Festival de Gramado e vencedor do Concurso Interativo de Trailers, Clipes & Webdocs do Festival de Cinema de Gramado. Está dirigindo o longa-metragem “O mês mais longo do ano”, para veiculação no Canal TV Meio Norte. Está dirigindo o longa-metragem “Anonymous", que trata sobre as viagens e percepções fotográficas do experiente “Daniel Taveira” na Etyópia, México, Índia e África do Sul.

 

Conteúdo e metodologia

O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados. “No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.

 

Ronaldo Teixeira - Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", também aprovado no Promic 2019; e também o projeto "Chico Fran Entre Amigos", do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos "Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho", no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

 

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

 

Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; e “Oficina de Luthieria Convencional”, de Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo II. E ainda teve três projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.

 

Serviço

O quê: Podcast Mundo Criativo recebe os cineastas e produtores culturais Edson Cabral, João Luiz Neiva e Nival Correia

Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet

Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)

Quando: 14 de junho/2024

Horário: 13h

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 21h03
25°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 18°
24°

Sensação

2.7 km/h

Vento

30%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio