Artes Visuais

Projeto Criar, do escultor Emerson Filho, encerra oficina dia 17

Exposição e encerramento do Projeto será em agosto em Gurupi

14/06/2024 11h39
Por: Redação
Ronaldo Teixeira
Ronaldo Teixeira

Criar, oficina de confecção de esculturas em argila, do artesão Emerson Filhos, terá o encerramento da sua primeira etapa nesta segunda, 17, no horário das 19h30 no Atelier de Emerson Filho, que fica na Rua 3, entre avenidas Goiás e Pará, N° 1337 (fundos), centro, Gurupi-TO. Na ocasião, os 14 oficinandos receberão os certificados de participação. Realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, o Projeto prevê uma exposição aberta dos trabalhos realizados em agosto desse ano, em data, local e horário ainda indefinidos, em Gurupi (TO). Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

 

Um total de 24 pessoas se inscreveram na oficina, 20 iniciaram e 14 concluíram. Os que concluíram a oficina, por ordem alfabética: Amanda B.Sales; Anayra Ferreira; Giunária Lopes; Isabela Moura; Karolayne Soares; Marilucia Silva; Neuryson Santana; Poliana Moura; Rosa Liz Faustino; Vera Lúcia Borges; Vilma Borges; Vitor Hugo G. Santana; Yasmin Gomes e Yuri Gomes.

 

Segundo o artista e oficineiro, a oficina despertou talentos na área da escultura. “Foi muito gratificante perceber pessoas ditas comuns, revelando seus dons. E essa oficina comprovou que basta uma oportunidade para que as pessoas possam se encontrar, como ser humano ou como artista, seja em qual área artística for”, ressaltou Emerson Filho.

 

Ainda segundo ele, algumas peças produzidas durante os dois meses da oficina necessitam de alguns cuidados e queima. “Agora, vamos fazer alguns retoques em algumas peças inacabadas e depois levá-las ao forno, visando a exposição em agosto”, finalizou o artesão.

 

“Criar”

O projeto Criar pretende elaborar e executar esculturas com a participação ativa da comunidade, através de uma oficina aberta a jovens e adultos, utilizando argila como matéria prima, no período de dois meses, de segunda a sexta-feira, seis horas por dia, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, sendo uma hora e trinta minutos para cada turma. Ao final, será realizada uma cerimônia pública com entrega de certificados aos alunos e uma exposição das esculturas trabalhadas na oficina.

 

Como medidas de acessibilidade, o Projeto contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina e na abertura da exposição. Além disso, o local público da mesma (a ser definido posteriormente) contará com rampa para acesso de cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. E ainda que no local da oficina terá bancada de trabalho que permita acomodação de cadeirantes na oficina.

 

Já como contrapartida social, uma (01) escultura produzida na oficina será doada a APAE, para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a sua causa. E uma (01) escultura será doada para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e ainda uma (01) escultura também será doada para compor o acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi. O proponente realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.

 

Sobre o artista

Emerson Leitão Filho é escultor, artesão, trabalha argila, pedra sabão e madeira, trabalhou também com ferro, realizando várias esculturas com esse material. Maranhense, mudou-se para o Tocantins, ainda criança, onde reside. Realizou oficinas de escultura em argila em várias cidades do sul do Tocantins. Fez teatro na juventude, participando ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Como artesão, já participou de várias e diversas feiras estaduais e nacionais de artesanato por todo o país.

 

Redes sociais do artista na internet:

Instagram - https://www.instagram.com/emersonleitaofilho/

Facebook - https://www.facebook.com/emerson.leitao.313

 

Serviço

O quê: Projeto “Criar”, aprovado no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no TO, oficina e escultura em argila, encerra primeira etapa neste dia 17 em Gurupi

Como: Realização de solenidade de encerramento com entrega de certificados aos participantes

Quando: 17 de junho de 2024

Horários: 19h30

Onde: Atelier de Emerson Filho (Rua 3, entre avenidas Goiás e Pará, N° 1337 (fundos), centro, Gurupi-TO)

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 21h03
25°
Tempo limpo Máxima: 34° - Mínima: 18°
24°

Sensação

2.7 km/h

Vento

30%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio