combate à violência

Operação Virtude: Prefeitura de Gurupi e Órgãos de Segurança promovem palestra sobre combate à violência contra a pessoa idosa

O principal objetivo da operação é combater as diversas formas de violência praticadas contra os idosos, promovendo segurança e dignidade para esse público vulnerável.

21/06/2024 09h42
Por: Redação

Na tarde desta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, mobilizou idosos do Município para participarem de uma palestra voltada para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, ministrada pelo coordenador Estadual da Operação Virtude, Coronel Álon Amaral. O evento, que ocorreu no auditório do Ipasgu, faz parte das atividades da operação que visa sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de proteção aos idosos, garantindo segurança e dignidade às pessoas vulneráveis.

A Operação Virtude é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Polícia Militar do Tocantins, Superintendência de Segurança Integrada e Sistema Integrado de Operações, entre outros órgãos de segurança. O principal objetivo da operação é combater as diversas formas de violência praticadas contra os idosos, promovendo segurança e dignidade para esse público vulnerável.

Durante o encontro, o Coronel Álon Amaral, acompanhado pelo Tenente Coronel João Pedro, ministrou uma palestra abordando os tipos de violência contra os idosos, os canais de denúncia disponíveis, os direitos dos idosos e a rede de proteção existente. 

"A Operação Virtude é desenvolvida e planejada em todo o país. Aqui no Tocantins, as forças de segurança estão integradas nessa atividade intensificada durante o mês de junho, que é um mês simbólico de combate a todos os tipos de violência contra os vulneráveis, e neste caso específico, os idosos. A operação está sendo realizada em todas as regiões do estado, e aqui em Gurupi temos a Prefeitura como parceira. Ministramos uma palestra a respeito da operação para que possamos difundir esse trabalho e ofertarmos mais esse serviço das forças de segurança. Todos os órgãos e instituições voltadas à segurança estão focados nesta operação que iniciou em 10 de junho e vai até 10 de julho", afirmou o Coordenador.

A secretária Municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, também falou sobre a relevância do evento e o cuidado contínuo com os idosos. "Quando cuidamos da pessoa idosa, estamos cuidando da história da nossa cidade, pois eles contribuíram muito. Aqui, os idosos são acompanhados pelo CRAS e participam de várias atividades durante toda a semana, como hidroginástica, aulas de dança, palestras e atividades cognitivas. Temos feito todo o possível na gestão para atender todas as idades, desde a criança antes de nascer no ventre da mãe até os idosos. Temos toda uma logística de atendimento para a comunidade", destacou Cristina Donato.

A aposentada Izabel Dias de Souza, presente na palestra, elogiou a iniciativa. "Achei muito importante essa palestra, nos ajuda a entender melhor os nossos direitos e como podemos buscar ajuda se precisarmos", compartilhou. 

Outra participante, a aposentada Luzirene Martins, também expressou sua satisfação com o evento. "Foi bom participar e aprender mais sobre os nossos direitos e a rede de proteção. Fico feliz em saber que tem pessoas trabalhando para a segurança dos idosos", comentou.

Entre as ações previstas para ocorrerem durante a Operação Virtude estão a apuração de denúncias de crimes de violência contra pessoas idosas, instaurar/concluir inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão em aberto e/ou alvos para que sejam cumpridos, realizar ações educativas e palestras, entre outras atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 18°
21°

Sensação

1.91 km/h

Vento

38%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio