Audiovisual

Bolé do Mimoso: Um Mergulho na Alma Cultural do Tocantins

Projeto foi aprovado no edital de audiovisual da LPG no Tocantins

25/06/2024 12h23
Por: Redação
Foto: Caio Brettas
Foto: Caio Brettas

Há 500 km de Palmas uma equipe de diretores, roteiristas e produtores iniciam as  gravações do documentário "Bolé do Mimoso". A obra audiovisual terá 25 minutos de duração e conta com produção executiva de Nival Correia e direção do documentarista João Neiva. O documentário   é uma busca pelo registro de uma dança quase perdida pela  tradição cultural da Comunidade Kalunga do Mimoso, no Sudeste do Tocantins. Este filme destaca uma celebração vibrante e autêntica, mantida viva pelos descendentes de escravos fugitivos das minas de ouro do antigo Arraial de Santana, hoje Arraias. A equipe acompanhará a preparação e produção da dança através de 32( trinta e  dois)  dançarinos, 6 (seis) músicos e personalidades da comunidade que contarão sobre a dança e seus encantos.

O documentário é uma produção da Engenho Comunicação em  coprodução com a Spatium Audiovisual , através  do Edital Nº 23/2023 - Audiovisual  Tocantins 2023, Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Tocantins. 

Uma Tradição Viva

"Bolé do Mimoso" captura a dança Bolé, o som da viola, a colheita da mandioca e a preparação do mastro, revelando os preparativos e os rituais que culminam nesta festa tradicional. Através de depoimentos espontâneos, o documentário oferece uma janela para a vida e a cultura da comunidade Kalunga, mostrando como essas tradições são passadas de geração em geração.

Uma Produção Coletiva

A produção conta com uma equipe talentosa:

Produção Executiva: Nival Correia

Direção e Roteiro: João Luiz Neiva

Produção Local: Deusivanio Maia

Fotografia e Câmera: Caio Bretas

Edição e Tratamento: Caio Bretas

Assistente de Câmera e Still: Kaio André

Técnico de Som e Iluminação: Diego Brito

Motoristas: Geison Costa

Assessora de Comunicação: Luzeni Neres

Convidamos todos a explorar essa rica tradição cultural e a compartilhar a história do "Bolé do Mimoso" com seus públicos. Descubra "Bolé do Mimoso" e mergulhe na alma cultural do Tocantins, uma celebração de resistência, herança e identidade.

Contatos para mais informações: : 63 98419-3437 (Nival Correia)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 06h03
19°
Tempo limpo Máxima: 32° - Mínima: 20°
18°

Sensação

3.31 km/h

Vento

58%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio