assinaturas

Em Augustinópolis, governador em exercício Amélio Cayres assina ordem de serviço para Câmpus da Unitins e Pacto de Intenções para Centro de Necrópsia do município

Criado em 2014, atual Câmpus da Unitins de Augustinópolis funciona em prédio alugado, que abarca turmas de quatro cursos superiores e departamentos administrativos

28/06/2024 17h50
Por: Redação

O governador em exercício do Tocantins, Amélio Cayres, assinou nesta sexta-feira, 28, uma Ordem de Serviço para subsidiar os projetos iniciais de construção do Câmpus próprio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis, obra idealizada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa. O momento também marcou a assinatura do Pacto de Intenções Técnicas para a instalação do Centro de Necrópsia na cidade, por meio de uma parceria firmada entre a Unitins e as secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) e da Saúde (SES-TO).

Criado em 2014, o atual Câmpus da Unitins de Augustinópolis funciona em prédio locado, no qual atualmente atende turmas dos cursos de Enfermagem, Ciências Contábeis, Direito e Medicina. Com local próprio, a instituição de ensino passa a ter, além de melhor estrutura, mais espaço para novos alunos. "Nós precisamos efetivar, por meio da construção do polo próprio, a unidade de Augustinópolis da Unitins como um importante local para a educação superior do Bico do Papagaio. Esse é um sonho antigo de todos da região, que agora começaremos a executar", pontuou o chefe do Executivo em exercício.

Inicialmente, a estimativa é de que sejam investidos R$ 350 mil para a elaboração do projeto. Logo depois, a Universidade irá abrir o processo licitatório para contratar a empresa de engenharia que vai executar a obra. O terreno onde o Câmpus será construído fica na entrada de Augustinópolis, via TO-201, com extensão de 30 mil metros quadrados. Em um primeiro momento é prevista a construção de 5 mil metros quadrados. O local foi doado à Unitins em 2018.

“Hoje consolidamos um dia histórico com o início do projeto da obra deste Câmpus que tem cursos fortes e que respondem a todos projetos da Unitins, que é o de Augustinópolis. Esse polo a ser construído trará uma consistência pedagógica e um acesso à população, além de uma possibilidade de ampliação aqui na cidade”, ressaltou o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

O acontecimento foi celebrado pelo acadêmico e soldado Emerson Almeida. Ele cursa direito na Unitins de Augustinópolis e afirmou que agora, o seu sonho de se graduar no curso ficou ainda mais forte. “Tenho a certeza de que ter um local próprio irá garantir que nós alunos, professores e todos os que estão na universidade, no dia a dia, tenhamos um local com mais qualidade”, reforçou o graduando.

Centro de Necrópsia de Augustinópolis

Ainda na solenidade, foi também assinado um Pacto de Intenções para a implantação do Centro de Necrópsia de Augustinópolis. Na prática, a parceria firmada entre a Unitins e as secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde, irá garantir um espaço dentro da universidade, para que peritos e profissionais da área realizem serviços ligados à necrópsia, agilizando a entrega dos corpos dos falecidos para as famílias.

“Queremos que com esse centro de necrópsia, as famílias tenham mais suporte em um momento de dor. Não será mais necessário que os corpos das pessoas falecidas em Augustinópolis sejam enviados para Araguaína, para só depois de muito tempo, serem reenviados para os seus familiares”, pontuou o titular da Secretaria de Segurança Pública, Wlademir Motta Oliveira.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
22°
Tempo limpo Máxima: 35° - Mínima: 19°
21°

Sensação

1.76 km/h

Vento

37%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
CLINICA
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio