Trajetórias e projetos literários individuais estarão na conversa de Ronaldo Teixeira, idealizador e apresentador do Podcast Mundo Criativo, com os escritores Erre Amaral, Felipe Milhomem e Orion Milhomem, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@
De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo esses três literatos irão falar de suas trajetórias e projetos em desenvolvimento. “Vamos saber das suas trajetórias literárias e o que eles estão aprontando no mundo das Letras”, ressaltou.
Erre Amaral
Roberto Antônio Penedo do Amaral é professor, escritor e psicanalista. Pós-doutor em Estudos Literários (PPGLL-UFG – 2020). Doutor em Educação (UFG – 2007). Autor de foi o tédio quem forjou em mim ossos pneumáticos (poemas, Urutau, 2014), Dicionário de personagens de Grande sertão: veredas (dicionário, Cegraf UFG, 2023). Autor de A ruína (poemas, Editora da UFNT, 2023); Veredazinhas eleitas: rasuras lacanianas em Grande sertão: veredas (ensaio, Caravana, 2022); A teofania em Grande sertão: veredas (ensaio, Editora Espaço Acadêmico, 2020); Do mundo, suas delicadezas, (romance, Editora Penalux, 2017); 54 [+ uma] mulheres do baralho (poemas, Editora Cousa, 2015); Contos extraviados (contos, Butecanis Editora Cabocla, 2015), Uma Denise (romance, Editora Cousa, 2014), Le mot juste (romance, Orobó Edições, 2011) e Paul Ricoeur e as faces da ideologia (ensaio, Editora da UFG, 2008). Organizador e autor dos e-books Leituras superviventes de “Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo” e Leituras superviventes de “O burrinho pedrês” (ensaios, RFB Editora, 2023 e 2021); participou da antologia Pulso da palavra – ensaios & poesias (Aquarela Brasileira Livros, 2021); da Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho, obtendo o 3º lugar com o poema Desejo Cão; e da antologia de contos Sem a loucura não dá – A poesia de Sérgio Sampaio em prosa (Editora Cousa, 2017). Coordena o Projeto de Cultura Diálogos Literários em Palmas (TO) e o Nonada – Grupo de Estudos e Pesquisas da Obra de Guimarães Rosa. Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia, do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais (PPGPC – UFG).
Felipe Milhomem
Felipe Souza Milhomem, natural de Gurupi (TO), desde que se entende por gente, escreve poesias. Reside em Palmas, Capital. Iniciou oficialmente sua carreira junto com seu ingresso no curso de direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no ano de 2019, participando assim de alguns eventos literários na capital e algumas antologias. A primeira foi o Anuário de Poetas e Escritores Tocantinenses da Editora‘Veloso (2019); a segunda foi o foi a antologia Ruínas da Editora Patuá (2020); nesse mesmo ano, publicou um poema na antologia ‘’Onde Mora o Girassol’’ da Editora Vecchio (2020) voltada para escritores de Palmas. Suas últimas publicações em antologias foram na Antologia de Inverno do Prêmio Poesia Agora, da Editora Trevo (2021), e na antologia Poesia de Botequim, em 2022. Também ganhou o segundo lugar no Festival de Contação de Causos e Poesia Declamada do Sesc TO (2019). Desde 2020, atua em projetos culturais, sendo proponente e gestor de dois projetos oriundos dos editais de incentivo à cultura Aldir Blanc 2020 do Estado do Tocantins. Oriundo desses projetos, publicou seu primeiro livro, intitulado Estátua Viva, publicado em janeiro de 2022 pela Editora Vecchio e o segundo Entre a Poesia e a Luz, também lançado em 2022.
Orion Milhomem
Orion Milhomem Ribeiro é poeta, escritor e palestrante. Escreve poesia desde os 15 anos. É autor dos livros Essência Poética (Editora Diplomata, 2007) Em Ritmo de Amor & Poesia (Editora Dialética, 2022). Tem participação nas antologias poéticas SARAU BRASIL 2016 e 2017 (Concurso Nacional Novos Poetas). É membro da Academia Palmense de Letras - APL. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. Atualmente, é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins e ministra a palestra “Poesia e Processo criativo” para escolas públicas e privadas.
Ronaldo Teixeira - Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/
Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.
Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; e “Oficina de Luthieria Convencional”, de Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo II. E ainda teve três projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.
Serviço
O quê: Podcast Mundo Criativo recebe os escritores Erre Amaral, Felipe Milhomem e Orion Milhomem
Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet
Onde: https://www.youtube.com/@
Quando: 05 de julho/2024
Horário: 13h
Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]
Sensação
Vento
Umidade